"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Quero Ir" é o novo single do cantor e ator Carlos Félix

O artista uniu-se novamente a Rita Onofre para dar continuidade ao percurso iniciado com ‘Um Amor Assim’, agora com uma sonoridade que une a pop e a eletrónica.

© Mafalda Lopes

'Quero ir’é o mais recente single de Carlos Félix. Com letra e música da autoria do cantor e compositor e de Rita Onofre, a canção teve como inspiração a célebre frase do século XVII do poeta inglês John Donne “nenhum homem é uma ilha”, para transmitir uma mensagem séria e profunda sobre amor próprio. Com produção de NED FLANGER - que já trabalhou com artistas como iolanda, JÜRA, INÊS APENAS e João Maia Ferreira -, a faixa combina beats pop eletrónicos com a energia orgânica do piano e do violino.

"Assim como uma ilha está isolada no oceano, também uma pessoa que tenta viver sem qualquer ligação aos outros se sente necessariamente como uma ilha, isolada e desconectada. Eu sou um homem e acho que, por vezes, 'sou uma ilha'. Esta canção pretende explorar os dogmas da solidão", partilha Carlos Félix. O cantor e ator acrescenta: "tal como no meu primeiro single, 'Um Amor Assim', neste tema falo novamente sobre amor mas, desta vez, sobre amor próprio e a aceitação da solidão como parte do percurso".

‘Quero ir’ é a segunda de três colaborações de Carlos Félix com Rita Onofre dedicadas à temática do amor, uma delas ainda por editar. A sonoridade upbeat, que une a pop e a eletrónica ao piano e aos violinos e os arranjos vocais mais clássicos mantêm a identidade retro apresentada no single de estreia, 'Um Amor Assim'.

Realizado por André Miranda, o videoclipe de 'Quero ir' foi produzido pela Corner Studio, que já assinou visuais para Bárbara Bandeira ou David Carreira e cuja identidade são os elementos 3D e os efeitos especiais. Para 'Quero ir' foi criada uma narrativa em torno de uma ilha mística, que flutua num mar calmo e é invadida por uma figura etérea.

"O conceito do vídeo parte do retrato de uma paisagem idílica, onde a 'ilha' isolada no meio da água é invadida por uma figura mística de fumo que personifica todos os medos e frustrações de alguém que se sente isolado. A interação com esta figura artificial pretende retratar a mensagem que a canção quer transmitir: um diálogo interno entre os receios e a necessidade de integração", partilha o artista.

Já disponível nas plataformas digitais, 'Quero ir’ sucede a ‘Um Amor Assim’, que Carlos Félix editou no início deste ano. As canç?es marcam o arranque do percurso discográfico do cantor, compositor e ator.

Carlos Félix - Quero Ir
Letra e Música: Carlos Félix, Rita Onofre
Voz: Carlos Félix
Vozes adicionais: Carlos Félix, Rita Onofre
Baixo, Beat + Percussões, Guitarras, Piano, Teclados: NED FLANGER
Arranjo de cordas: NED FLANGER
Edições e programações: NED FLANGER
Produção: NED FLANGER
Mistura e Masterização: Choro
Gravado e produzido na Groovebox
Fotografia: Eduardo Caramujo
Artwork: A1 Lugar

Sobre carlos Félix

Cantor, compositor e ator, Carlos Félix já fez teatro e televisão e protagonizou recentemente a série biográfica da Amazon Prime/TVI sobre Tony Carreira. Foi no seio familiar que o artista teve o primeiro contacto com a música, por influencia da avó materna, que canta frequentemente nos serões em família e é a sua inspiração maior no modo como vê, ouve e cria música. Foi também a avó que despertou nele a vontade de estudar e desenvolver as suas capacidades enquanto cantor e músico. Ingressou, assim, no Conservatório de Música de Coimbra em 2007, onde se formou em Canto e Guitarra Clássica. Em 2009 chegou à semifinal do programa de talentos "Uma Canção para Ti". Cantou depois em bandas de covers e atuou diversas vezes ao vivo em Coimbra, a sua cidade Natal, e por toda a zona centro. 

Radicado em Lisboa, Carlos Félix tem vindo a investir também na formação como ator, junto de renomeados atores e encenadores nacionais e internacionais como Ricardo Neves-Neves, São José Correia, Marco Medeiros, Ricardo Conti ou Lorena de Las Bayonas. Estreou-se na companhia de teatro conimbricense “Teatrão”, participou em várias novelas entre 2019 e 2022 e em 2023/2024 protagonizou o musical “Quando for Grande Quero Ser”, encenado por Ricardo Conti. A estreia como protagonista num projeto de ficção aconteceu no ano de 2024 em "Tony”, uma série biográfica sobre Tony Carreira coproduzida pela Amazon Prime e TVI/SeeMyDreams.

Na música, é influenciado por cantores e compositores icónicos como Johnny Cash, Frank Sinatra e Elvis Presley mas, também, pelos contemporâneos John Legend, Josef Salvat e Stephen Sanchez e os portugueses Rui Veloso e Pedro Abrunhosa. Carlos Félix tem como objetivo conectar diferentes gerações, desde as mais jovens, que se deixam conquistar por uma sonoridade épica e diferente, como as mais velhas, que vão certamente sentir-se nostálgicas ao ouvir as suas composições. Veio sobretudo para cantar o amor nos seus mais diversos estados - seja amor próprio, amor nas relações ou amor pela família -, um amor escrito de forma a que qualquer pessoa se identifique.

É no início de 2025 que Carlos Félix dá início ao seu percurso discográfico, com o lançamento do primeiro single 'Um Amor Assim', um tema sobre relações que têm tudo para dar certo mas que, por alguma razão, terminam,  canção com uma sonoridade pop e uma estética retro, inspirada pelos clássicos dos anos 60 e 70. A letra foi coescrita pelo próprio com Rita Onofre, que é também a autora da música, tendo a produção ficado a cargo de Ricardo Ferreira, que colaborou com Aurea no inicio de carreira. A mesma dupla uniu-se novamente no segundo single do artista, 'Quero Ir', uma música com uma mensagem séria e profunda sobre amor próprio. A faixa combina pop e eletrónica com a energia orgânica do piano e do violino e foi produzida por NED FLANGER, que já trabalhou com iolanda, JÜRA, INÊS APENAS, João Maia Ferreira ou o coletivo AVALANCHE.


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
112,269,335