"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Espólio de Teixeira de Pascoaes pode ser visitado em Amarante até 2028

O espólio do escritor Teixeira de Pascoaes, que contempla um conjunto representativo de objetos, documentos, fotografias, obras de arte e mobiliário, está patente ao público na Casa da Cadeia, em Amarante, onde permanecerá pelo período de três anos.

 Ponte de São Gonçalo sobre o rio Tâmega em Amarante © Octávio Passos/Lusa

Inaugurada na sexta-feira, a exposição temporária “Teixeira de Pascoaes: Entre Ruínas e Fantasmas”, dedicada à vida e obra do poeta e pensador amarantino, é organizada pela autarquia e tem curadoria de José Rui Teixeira, autor das obras “Pascoaes – Poesia I, II e III” e investigador com trabalho amplamente reconhecido na área dos estudos pascoaesianos.

Todas as peças expostas foram adquiridas pelo município e constituem um acervo de elevado valor literário e histórico, que permite uma aproximação à intimidade, pensamento e universo criativo do autor, releva a Câmara Municipal de Amarante.

A Casa da Cadeia (antiga câmara e cadeia de Amarante) passa, assim, a assumir-se como o Lugar Saudade – Teixeira de Pascoaes, um espaço cultural dedicado à promoção do conhecimento e valorização do legado do autor, junto da comunidade local, da comunidade educativa e académica, bem como dos visitantes e turistas.

Teixeira de Pascoaes nasceu em Amarante, em 1877. Estudou Direito em Coimbra, mas cedo trocou a jurisprudência pela literatura e pela vida rural, fixando-se na Casa de Pascoaes, em Gatão.

Figura central do saudosismo e da renascença portuguesa, destacou-se no Porto e em Lisboa como poeta, filósofo e ensaísta.

Autor de vasta obra traduzida para várias línguas, manteve-se fiel à poesia até ao fim da vida, em 1952.

A sua escrita, marcada por um forte imaginário telúrico e introspetivo, consolidou-o como o poeta-filósofo da saudade.


Fonte: LUSA | 11 de agosto de 2025 

Agenda
Música

Diálogos Comemorativos

Museu Nacional, dos Coches - Novo Edifício (sala de exposições temporárias, piso1) 30 Nov 2025  |  17h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "TAKE"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança contemporânea "TAKE", de São Castro e António M Cabrita para a Companhia Instável.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
116,332,358