Publicações
O Destino Português de Sam
A vencedora do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal regressa ao romance com a fascinante história de Sam Abercromby, o pintor australiano que se apaixonou por Portugal e descobriu em D. Sebastião a sua grande inspiração artística.

Austrália, anos 1940. Na sequência de um escândalo, Frank e Julia Abercromby são expulsos da boa sociedade local e condenados ao exílio no deserto. O filho, Sam Abercromby, viverá como um proscrito até aos dez anos, momento em que entra pela primeira vez em contacto com uma instituição escolar, com sérias dificuldades de aprendizagem.
Mas Sam não é uma criança qualquer, e três anos mais tarde surpreende todos ao ser aceite numa escola de arte, na qualidade de prodígio.
Anos mais tarde, entre muitas viagens e aventuras, Sam Abercromby funda uma cooperativa de artistas, retrata uma prima de Isabel II, provoca a indignação de onze mil chineses com um quadro que pinta, vendo-se a dada altura hospitalizado à conta de um coração partido. Até que descobre Portugal, país de nunca ouvira falar, e onde chega aos 39 anos, guiado por uma série de sonhos.
Crónica de delicada textura, O Destino Português de Sam resgata os passos e geografias de um homem de profundas paixões e antinomias, num romance que confirma Evelina Gaspar como uma das novas vozes das letras portuguesas.
Nas livrarias a 26 de agosto de 2025.
Evelina Gaspar nasceu em Paris, em 1974. Licenciada em Relações Internacionais, é romancista, contista e cronista. Em 2018, publicou Na Massa do Sangue (Médio Tejo Edições), romance distinguido com o Prémi Literário Médio Tejo 2017. O seu segundo romance, Os Dentes do Tejo, foi galardoado com o Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal 2020 e publicado no mesmo ano pela Guerra e Paz. O Destino Português de Sam é o seu terceiro romance.