"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Se um dia voltarmos": Uma história emotiva sobre memória e sobrevivência

María Dueñas apresentará o novo romance na Feira do Livro do Porto e participará na rubrica “Em nome próprio”, uma iniciativa da Livraria Lello.

A consagrada autora espanhola, conhecida por obras como O Tempo Entre Costuras As Filhas do Capitão, está de regresso com um novo e arrebatador romance: Se um dia voltarmospublicado pela Porto Editora, onde volta a mostrar o seu talento para entrelaçar contextos históricos marcantes com personagens memoráveis.

Num contexto histórico tumultuoso - que atravessa a Guerra Civil Espanhola, a ocupação nazi no Norte de África e o movimento pela independência da Argélia francesa -, a ação desenrola-se em Orán, nos últimos anos da década de 1920. É ali que Cecilia Belmonte, uma adolescente espanhola a fugir de um passado doloroso, chega sem documentos nem destino, em busca de um lugar onde possa recomeçar.

Num ambiente hostil, Cecilia tenta sobreviver trabalhando arduamente nas fábricas de tabaco, nos lavadouros e nos campos, sempre em condições deploráveis. Mas é entre as adversidades que se revelam grandes gestos de humanidade que a ajudarão a recomeçar e a encontrar sentido numa vida marcada pela coragem, pela reinvenção e pela esperança.

A escritora estará no Porto no dia 4 de setembro, dia a partir do qual o livro estará disponível para os leitores portugueses, para uma participação na rubrica “Em nome próprio” na Livraria Lello, às 21h00. Neste momento, os leitores poderão conhecer melhor o percurso de María Dueñas e a sua obra. No dia seguinte, estará presente na Feira do Livro do Porto para uma sessão de autógrafos, pelas 19h00.

O livro já se encontra em pré-venda.


SOBRE O LIVRO
Se um dia voltarmos
Orán, Argélia francesa, finais da década de 1920. Ana Cecilia Belmonte, uma jovem espanhola de apenas 17 anos, foge de casa após um episódio traumático. Sem documentos nem destino, atravessa o mar Mediterrâneo e refugia-se numa terra estranha. Num ambiente hostil, onde imperam a desigualdade, o colonialismo e a opressão, Cecilia encontra trabalho nas fábricas de tabaco, nos campos e nos bairros mais esquecidos de Orán. A cada passo, enfrenta humilhações, perigos e perdas. Mas é também aí, na margem da sociedade, que descobrirá alianças inesperadas, redes de apoio e de solidariedade feminina, vínculos e paixões que, aliados à sua coragem e resiliência, acabarão por conduzi-la por um caminho repleto de reviravoltas, conquistas e desafios. A Guerra Civil Espanhola, o avanço nazi no Norte de África e o conflito pela independência da Argélia marcam o contexto desta poderosa história de resistência, que é também uma reflexão sobre identidade, pertença e os laços que nos unem à terra de onde partimos – mesmo quando já não é possível voltarmos.

Título: Se um dia voltarmos
Autora: María Dueñas
Tradução: Carla Ribeiro
Páginas: 448
PVP: 22,00€

SOBRE A AUTORA
María Dueñas
María Dueñas é doutorada em Filologia Inglesa. Depois de duas décadas dedicadas à vida académica, irrompeu pelo mundo literário em 2009, com O tempo entre costuras, o romance que se tornou um fenómeno editorial e cuja adaptação televisiva alcançou um sucesso assinalável. Os seus romances posteriores, Recomeçar, As vinhas de La Templanza, As filhas do Capitão Sira continuaram a cativar os leitores e a crítica. Traduzida em mais de 35 línguas e com milhões de exemplares vendidos, a autora é uma das escritoras de língua espanhola mais estimadas no mundo.
Se um dia voltarmos é o seu sexto romance.



Agenda
Ver mais eventos
Visitas
111,524,584