Notícias
Agenda cultural do Convento São Pedro de Alcântara está de volta com programação especial
Sete Lágrimas, Farsa de Inês Pereira, Officium Ensemble, Pavel Gomziakov e Andrey Gugnin fazem parte da nova temporada de eventos de música, teatro e criação artística, nos meses de setembro e outubro.



A Égide dá início ao outono com uma programação diversificada de eventos culturais do Convento São Pedro de Alcântara, em Lisboa,que juntará música, teatro e criação artística, durante os meses de setembro e outubro.
A temporada arranca a 8 de setembro, com o Ensaio Aberto do Echoes of Cinema Trio, de entrada livre. A 12 de setembro, o espaço volta a receber o concerto “Diáspora” do grupo Sete Lágrimas, um projeto que cruza a Música Antiga com sonoridades contemporâneas, juntando tradição e modernidade.
A 14 de setembro, é a vez de abrir as portas ao teatro, com a célebre “Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente, uma obra intemporal que ganha vida numa encenação atual e vibrante, que traduz a força de uma voz feminina que atravessa séculos.
No dia 19 de setembro, os Officium Ensemble, um dos grupos vocais mais reconhecidos da música antiga em Portugal, juntam-se para um concerto, dirigido por Pedro Teixeira, que revisita a herança renascentista e barroca com rigor e emoção.
Estas três iniciativas realizam-se no âmbito das comemorações dos 500 anos da Rainha Dona Leonor, que nos deixou uma obra ainda hoje presente e útil à nossa sociedade.
Já no dia 31 de outubro, o violoncelista Pavel Gomziakov e o pianista Andrey Gugnin sobem ao palco com um concerto inédito que assinala o encerramento deste ciclo. Juntos, apresentam um programa que percorre algumas das obras mais empolgantes do repertório russo para piano e violoncelo. Uma oportunidade única para ouvir dois intérpretes internacionais, num dos cenários mais emblemáticos de Lisboa.
A programação de setembro/outubro inclui ainda oficinas de técnica vocal, uma apresentação da obra “O Messias” de Handel comentada por José Bruto da Costa, recitais de piano e violoncelo, e o espetáculo “As Palavras Escrevem-se com Música”, onde música e poesia se entrelaçam de forma única.
Nesta temporada, a Égide, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Visit Portugal, convida o público a descobrir diferentes expressões artísticas num ambiente de proximidade e partilha, reafirmando a sua missão de aproximar a comunidade da música, do teatro e da palavra.
Programação completa
Setembro
08/set (19h) – EnsaiArte, Ensaio Aberto do Echoes of Cinema Trio
12/set (19h) – Concerto Diáspora – Sete Lágrimas
14/set (18h) – Teatro “Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente
19/set (18h ou 19h) – Concerto Officium Ensemble
28/set (11h–13h) – Workshop de Técnica Vocal para Canto Coral – Maestro Francisco Pinheiro
28/set (13h–16h) – ComArte, Coro Cascais Ópera – Claustro do Convento de São Pedro de Alcântara
Outubro
04/out (18h) – Concerto Coro de Câmara de Lisboa –
18/out (19h) – Concerto “As Palavras Escrevem-se com Música” Poetry Ensemble
19/out (11h) – EscutArte com José Bruto da Costa
20/out (19h) – Recital de Piano Tomás Matos
31/out (21h) – Recital de Piano e Violoncelo com Andrey Gugnin e Pavel Gomziakov
Mais informações sobre a programação e bilheteira em: https://www.egideartes.pt/
Sobre a ÉGIDE:
A ÉGIDE é uma organização dedicada à promoção da riqueza cultural portuguesa e dos seus artistas, com um histórico de eventos bem-sucedidos que congregam comunidades e exaltam a identidade nacional. O seu objeto social assenta na promoção e apoio a iniciativas de natureza cultural, artística, educativa e social. Neste contexto, posiciona-se como um veículo de excelência para a afirmação das artes e dos talentos nacionais, atuando como catalisadora para a produção e divulgação das artes, da cultura e do conhecimento. A ÉGIDE afirma-se como um elemento pioneiro na construção de pontes entre artistas, promotores de espetáculos e mecenas.