"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Tuwaiq Sculpture 2026 lança chamada aberta para artistas internacionais

Sob o tema "Vestígios do que Será", a edição de 2026 do Tuwaiq Sculpture Symposium and Exhibition terá lugar em Tahlia, bairro de Riade intimamente ligado à história da dessalinização.

Terceira exposição de esculturas Tuwaiq, 2021. © Tuwaiq Sculpture, um programa artístico de Riade.

A iniciativa convida artistas de todo o mundo a criar obras escultóricas a partir de pedra local e metal reaproveitado, transformando o espaço num laboratório de produção artística, reflexão e intercâmbio cultural.

O programa evoca a memória da primeira central de dessalinização de Riade, construída em Tahlia, símbolo de inovação e resiliência que converteu a escassez em sustento. Desde o engenhoso reaproveitamento de um navio naufragado em 1907, na cidade de Jidá, a Arábia Saudita tornou-se líder mundial na produção de água dessalinizada, tecnologia que hoje garante vida a inúmeras cidades costeiras em todo o globo.

Em 2026, este legado será celebrado através da arte contemporânea, culminando numa exposição no próprio local de criação das obras, onde se cruzam memória, transformação e futuro.

Os candidatos devem ter pelo menos 3 anos de experiência como artistas profissionais, com 3 exemplos de trabalhos escultóricos concluídos e exposições públicas.

Tenha em atenção que, uma vez enviada a candidatura, não será permitido enviar propostas adicionais.

Antes de prosseguir com o formulário de candidatura, faça o download e leia atentamente as Diretrizes da Convocatória Aberta e as Perguntas Frequentes sobre Escultura Tuwaiq.

Se tiver alguma dificuldade durante o processo de candidatura ou alguma dúvida, não hesite em contactar-nos através do e-mail tsopencall@riyadhart.sa.

» mais informações e envio de candidatura

Agenda
Passeios e Visitas

Ribacôa Clássicos

Almeida, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo 25 Set a 27 Set 2026

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O Jacaré"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
134,292,532