"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Chama Devoradora": uma alegoria sobre desejo, legado e redenção

Este é o terceiro romance-peça de teatro de John Steinbeck e desenvolve-se em quatro cenas, que convocam para uma reflexão sobre o destino humano.

Quatro personagens cujas vidas se entrelaçam num drama moral e existencial são os protagonistas de Chama Devoradora, publicado pela Livros do Brasil, chancela do Grupo Porto Editora.

John Steinbeck construiu uma narrativa intensa sobre os limites do desejo humano, o peso da herança e a busca por um sentido. Através de quatro personagens que se confrontam com escolhas difíceis e emoções profundas, o autor explora temas como a infertilidade, o amor, a lealdade e o sacrifício.

Com esta obra, publicada originalmente em 1950, o vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1962, aborda os dilemas da condição humana.

Num género literário explorado anteriormente em Ratos e Homens e Noite sem Lua, Steinbeck concebe um romance breve, centrado nos diálogos e no entrosamento entre as personagens, destinado tanto à leitura como à representação em palco.

SOBRE O LIVRO
Chama Devoradora
Sentindo aproximar-se a sombra da velhice, e com a possibilidade luminosa do nascimento de uma criança cada vez mais longe, Joe Saul desespera quanto ao legado que deixará no mundo. Mordeen, a sua mulher, ama-o profundamente, mas, certa de que juntos não poderão ter filhos, cede aos avanços do jovem Victor. De dia para dia, o sonho da família cresce, por fim, e está prestes a concretizar-se – e o amigo Ed tudo fará para afastar quaisquer ameaças a uma felicidade plena. É em torno destas quatro personagens que se desenrolam as quatro cenas que constituem Chama Devoradora, o terceiro romance-peça de teatro escrito por John Steinbeck, em 1950. Inspirando-se numa história medieval moralizante, este é um retrato do emaranhado das vidas humanas, dominadas por paixões e vulnerabilidade, desejos e desesperos, que nos interroga enquanto espécie: a quem pertence a responsabilidade pela vida de cada criança?

Ver primeiras páginas 

Título: Chama Devoradora
Autora: John Steinbeck
Tradução: Virgínia Motta
N.º de Páginas: 112
PVP: 15,50€
Coleção: Dois Mundos

SOBRE O AUTOR

John Steinbeck
nasceu em Salinas, na Califórnia, em 1902, numa família de parcos haveres. Chegou a frequentar a Universidade de Stanford, sem concluir nenhuma licenciatura. Em 1925 foi para Nova Iorque, onde tentou uma carreira de escritor, cedo regressando à Califórnia sem ter obtido qualquer sucesso. Alcançou o seu primeiro êxito em 1935, com O Milagre de São Francisco ( Tortilla Flat, na edição original), confirmado depois, em 1937, com a novela Ratos e Homens. A sua ficção está marcada por uma imensa preocupação com os problemas dos trabalhadores rurais e também por um grande fascínio para com a terra. Em 1939, publicaria aquela que, por muitos, é considerada a sua obra-prima, As Vinhas da Ira. Entre os seus livros, destacam-se ainda os romances A Leste do Paraíso (1952) e O Inverno do Nosso Descontentamento (1961), bem como Viagens com o Charley (1962), em que relata uma viagem de três meses por quarenta estados norte-americanos. Recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1962. Faleceu em Nova Iorque a 20 de dezembro de 1968.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
112,213,495