Publicações
O Ultramar em síntese, a História em debate
A Mais Breve História do Ultramar, de David Moreira, percorre mais de um século de acontecimentos, desde o mapa cor-de-rosa às independências das colónias.

Neto de um combatente da Guerra Colonial, David Moreira cresceu a ouvir relatos familiares desse período. Aí nasceu o coração deste livro, que mais tarde ganhou músculo através da sua curiosidade intelectual e anos de investigação, leituras e entrevistas. O resultado é uma síntese que devolve ao leitor os dilemas de um país dividido entre a ideia de império e a realidade da sua fragilidade, ajudando a perceber como o Ultramar marcou a identidade portuguesa até ao fim do século XX.
O prefácio é assinado por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, que sublinha a pertinência deste tema cinquenta anos após a Revolução de Abril.
SOBRE O LIVRO
A Mais Breve História do Ultramar
Sabia que em São Tomé havia uma tortura inútil que consistia em forçar homens acorrentados a retirar água do mar utilizando baldes? Ou que em Macau, durante a Segunda Guerra Mundial, se vendiam tigelas de caldo de carne humana? Tudo isto acontecia em Portugal, que então ia «do Minho a Timor». A Mais Breve História do Ultramar distingue-se de outros trabalhos sobre o tema por ser ideologicamente descomprometido, rico em bibliografia e generoso no período tratado: vai do mapa cor-de-rosa à descolonização; tanto dá voz a poetas africanos como à elite portuguesa. David Moreira consegue assim uma análise sóbria e arejada da gestão das ex-colónias – ora esquecidas e desconsideradas, ora tidas como um pilar da nossa independência e identidade.
Ver primeiras páginas
Título: A Mais Breve História do Ultramar
Autor: David Moreira
Páginas: 308
PVP: 18,85€
SOBRE O AUTOR

David Moreira
Portuense nascido em 1993, é mestre em História das Relações Internacionais pela London School of Economics — tendo-se especializado na Guerra Colonial na Guiné-Bissau — e licenciado pela Università Bocconi, onde estudou Economia Internacional, Gestão e Finanças. Foi professor de Economia no Colégio Luso-Internacional do Porto e é DJ de música eletrónica. É também um acérrimo defensor da libertação da Palestina.