"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Desalento ou uma nova idade da pedra

Nova obra de Daniel Jonas lança-nos num tempo em que as perdas são o escopo com que construímos uma hipótese de compreensão.

O premiado poeta Daniel Jonas está de volta, com um livro em tom tragicómico que promete deixar-nos a ecoar alguns destes versos por muito tempo. Idade da Perda já se encontra em pré-venda e chega às livrarias a 18 de setembro de 2025, com edição da Assírio & Alvim , chancela do Grupo Porto Editora.

Nesta obra, o autor parece apresentar, por um lado, a faceta mais desalentada da sua escrita, por outro, alguns dos versos mais contundentes sobre o mundo em que vivemos, com poemas que vão da natureza, ao amor, cultura ou ciência entre composições brevíssimas, quase apontamentos para respirarmos, e outras de grande fôlego.

Idade da Perda reafirma a mestria do autor, que é também dramaturgo e um reconhecido tradutor, numa altura em que a suposta anacronia do género poético nos deveria levar a escutá-lo com a máxima atenção.

SOBRE O LIVRO
Idade da Perda
Seja a visão do drone intrometendo-se na de Deus, seja a paisagem histórica de uma velha cidade-museu europeia devorada pela rapidez da máquina-locomotiva e pela visão de uma bela adormecida, ou somente as manchas do tempo sobre este amigo, aquele amor — as memórias embaciadas, talvez oxidadas pela natureza —, a pedra destes poemas parte-se, pesarosa ou rindo sarcasticamente para dentro, com a perícia conhecida de Daniel Jonas. Por ora, escolhemos escarnecer:

NO MUSEU
No museu, posto o cansaço
Se faz banal o singular.
E mais Tintoretto menos Tintoretto
Estamo-nos nas tintas
Para o extraordinário


Ver primeiras páginas

Título: Idade da Perda
Autor: Daniel Jonas
Páginas: 112
PVP: 15,50€
Coleção: Poesia Inédita

SOBRE O AUTOR

Daniel Jonas é poeta, dramaturgo e tradutor. Enquanto poeta, publicou, entre outros, Sonótono (Cotovia, 2006), que lhe valeu o prémio PEN de Poesia, Nó (Assírio & Alvim, 2014), galardoado com o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes da APE, e Cães de Chuva (Assírio & Alvim, 2022), vencedor do Prémio Literário Fundação Inês de Castro. Foi ainda um dos sete poetas nomeados para o Prémio Europeu da Liberdade, pelo seu livro Passageiro Frequente (Língua Morta, 2013), traduzido em polaco por Michal Lipszyc. Antes tinha sido distinguido com o prémio Europa David Mourão-Ferreira, da Universidade de Bari/Aldo Moro, pelo conjunto da sua obra. Traduziu vários autores, entre os quais John Milton, Shakespeare, Waugh, Pirandello, Huysmans, Berryman, Dickens, Lowry, Henry James e William Wordsworth. Como dramaturgo, publicou Nenhures (Cotovia, 2008) e escreveu Estocolmo, Reféns e o libreto Still Frank , todos encenados pela companhia Teatro Bruto.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A RATOEIRA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h00, no Centro Cultural Malaposta.

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "Paisagens Marítimas"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Paisagens Marítimas", que se realiza no próximo dia 10 de outubro (sexta-feira) às 21h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "JANTAR DE IDIOTAS"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 12 de outubro (domingo), às 21h00, no Coliseu Porto Ageas.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
113,579,246