Publicações
Nova coleção de Henri Meunier e Benjamin Chaud na Nuvem de Letras
O Tufão e o Faísca são inseparáveis, os melhores amigos e, como a literatura e a vida nos ensinam, são tão diferentes quanto igualmente generosos, solidários e dispostos a salvar o dia até à próxima aventura.

A âncora desta encantadora coleção de dois criadores premiados, Henri Meunier no texto e Benjamin Chaud na ilustração, reside numa subtileza que nos deixa rendidos: o Tufão mal vê um palmo à frente do nariz, o que dá azo a bastantes equívocos e confusões. Mas o Faísca procede como se essa fragilidade não existisse, arranjando sempre uma explicação para todos os mal-entendidos, por mais estapafúrdia ou absurda. O nonsense daí resultante, mistura de humor, ironia e ternura, dá origem a histórias únicas, de enorme delicadeza e benevolência.
O Rato e a Toupeira: Um outono (s)em sarilhos (ed. Nuvem de Letras), de Henri Meunier (texto) e Benjamin Chaud (ilustrações). Tradução de Ana Rita Mendes
Excerto para leitura. Nas livrarias a 22 de setembro de 2025.
O segundo volume, Tardes (nada) calmas de inverno, será publicado a 6 de outubro de 2025.
SINOPSE
Chegou o outono e, com ele, deveriam chegar as tardes calmas e melancólicas. Mas nada disso! Com o Tufão, a Toupeira, jamais se pode descansar. Como vê muito pouco e é bastante trapalhão, o seu amigo, o Rato Faísca, passa o tempo a tentar livrá-lo dos sarilhos mais hilariantes.
Desde abraços e beijos dados por engano a um cabide, a receitas de tartes de minhocas, as histórias destes dois amigos não vão deixar ninguém indiferente.
A delicadeza e a benevolência dos dois amigos estão presentes em todas as histórias,
tal como a comédia, tão bem resgatada pela escrita despenteada de Henri Meunier e pelas ilustrações encantadoras de Benjamin Chaud.
OS AUTORES
Henri Meunier já escreveu e ilustrou mais de sete dezenas de livros. O Rato e a Toupeira foi a sua primeira colaboração com a editora francesa hélium éditions. Henri mora na cidade, mas gosta muito de passear à beira-mar, observar pássaros e cozinhar para as pessoas de quem gosta, quer sejam um pouco estapafúrdias ou não. Em geral, dá-se muito bem com os ilustradores que trabalham ao seu lado, como Benjamin: os dois tornaram-se muito cúmplices... exatamente como o Rato e a Toupeira.
Benjamin Chaud é um autor e ilustrador francês conhecido e muito apreciado por todo o público. É autor de mais de 60 livros, muitos deles premiados. Destaca-se pelo seu estilo artístico distinto, humor subtil e invenção extraordinária. Está sempre a desenhar muitos animais, sobretudo elefantes cor-de-rosa, grandes como alcachofras, e ursinhos descarados, mas também toda uma série de humanos bastante fora da caixa. Benjamin adora passear na montanha, construir casas de madeira e comer mel e chocolate. Vive na natureza, muito longe das cidades.