"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Chuva Pesada"

Tal como Stoner, de John Williams, tornou-se um livro de culto já depois de o autor se ter suicidado. Até então tinha sido venerado por escritores mas ignorado pelo público. Publicado em 1966, quando Carpenter tinha apenas 34 anos, chega agora a Portugal.

Jack Levitt nunca teve sorte. Abandonado pelos pais ainda no berço, percorre a via crucis dos orfanatos até desembocar em Portland, onde esta história começa. Conhecemo-lo ali, no mundo subterrâneo dos salões de bilhar, a viver de uma ou outra tacada certeira, de esquemas, de enganos. Ainda não é adulto, mas já intimida, porque é grande, porque não tem medo de nada.

O seu destino vai levá-lo ao encontro de outra alma perdida, Billy Lancing, um génio do snooker, franzino, quase branco mas não o suficiente: é negro e sofre por isso. Um e outro vão seguir caminhos diferentes, um passará pelo reformatório, o outro pelo inferno da vida em casal, até se reencontrarem anos mais tarde, na famigerada prisão de San Quentin.

O relato que se segue dá corpo a um dos mais contundentes romances norte americanos do século xx; sombrio, cruel, violento, rasga o sonho americano, abre uma ferida profunda, uma feia cicatriz.

Objeto estranho, mergulha as personagens num poço onde apenas a luta pela sobrevivência é real; mas é nesse poço fundo e negro que descobrimos uma ténue esperança, a procura de uma identidade, de um sentido – e a mais improvável das redenções, no amor de um pai, no amor de um homem.

Chuva Pesada atravessa com estrondo as ruas mal iluminadas da Costa Oeste como um Hells Angel bem?falante à procura de sarilhos... Este livro é rude e vital, construído em camadas de dura prosa.”
The New York Times

“Diálogos duros como cimento e delinquência juvenil no formato road novel são apresentados com uma intensidade terna, quer seja a abordar a amizade, quer seja a abordar a paixão sexual. Muitas vezes selvagem, nunca cínico, Carpenter transforma a sujidade em ouro.”
The Independent

“Don Carpenter nasceu para isto... uma alma rude, mas empática... um escritor absolutamente honesto que nunca falha uma nota.”
Robert Brustein


Don Carpenter
(1931–1995) nasceu em Berkeley, Califórnia, e cresceu na Costa Oeste. Cumpriu serviço militar na força aérea durante a Guerra da Coreia, ficando sediado em Quioto.
De regresso aos EUA estudou na Universidade de Portland e concluiu o mestrado no San Francisco State College.
Fixou-se em Mill Valley, nos arredores de São Francisco, com a mulher e as duas filhas. Integrou se na comunidade de escritores locais, tornando-se amigo de Evan Connell e Richard Brautigan.
Depois de se estrear na ficção com Chuva Pesada, em 1966, publicou mais nove romances e várias coletâneas de contos.
Escreveu também para o cinema e para a televisão, passando grande parte do seu tempo em Hollywood, cujo universo é retratado em muitas das suas obras.
Com problemas de saúde cada vez mais graves, suicidou se aos 64 anos de idade.

Literatura Traduzida
368 páginas
20,90 Euros
ISBN: 978-972-20-8670-7
1.ª Edição: Setembro 2025
Dom Quixote | Leya
Agenda
Exposições

Ônfalo

Brotéria 18 Set a 8 Nov 2025

Teatro

"Vermelho"

Teatro Carlos Alberto 18 Set a 28 Set 2025

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
112,435,795