Notícias
Antiga Casa do Guarda devolve autenticidade à entrada de Monserrate
A Parques de Sintra concluiu a recuperação e adaptação da antiga Casa do Guarda, devolvendo-lhe a função de porta de entrada do Parque e Palácio de Monserrate.

Neste espaço passou a funcionar a bilheteira do monumento, que proporciona uma experiência de acolhimento mais qualificada aos visitantes e assegura melhores condições de trabalho aos colaboradores da empresa.
A bilheteira integra uma área de informação ao visitante e um ponto de venda de bilhetes para todos os parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra. O espaço inclui ainda uma zona dedicada à comercialização de artigos de merchandising cultural alusivos a Monserrate, reforçando a experiência de visita.
“Esta requalificação insere-se no plano de gestão e salvaguarda do Parque e Palácio de Monserrate e abrangeu a conservação e restauro das fachadas da Casa do Guarda, a recuperação da cobertura, a revisão das infraestruturas e a instalação de iluminação cénica na fachada e na entrada principal do Parque”, sublinha João Sousa Rego, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra.
Ao longo da sua história, Monserrate inspirou viajantes, artistas e escritores, sobretudo ingleses, que exaltaram a sua beleza em relatos e gravuras. Foi Francis Cook, rico industrial e colecionador de arte do século XIX, quem, fascinado pelo local, deu origem à obra-prima do Romantismo que hoje conhecemos: o Parque e Palácio de Monserrate.