Publicações
Uma odisseia literária sobre ciência, natureza e memória
A literatura e a ciência encontram-se de forma comovente em "A Existência da Vida", o romance de estreia de Iida Turpeinen.

A história, que se desenvolve ao longo de três séculos, é contada através de episódios que cruzam os destinos de cientistas, exploradores e restauradores, desde a Grande Expedição do Norte, em 1741, até ao Museu Finlandês de História Natural, em 1952.
Desta forma, o romance propõe uma reflexão sobre a diversidade natural e a ambição humana. Iida Turpeinen transforma dados científicos e episódios reais em matéria literária, revelando o potencial poético da investigação científica.
O romance de estreia da autora venceu várias distinções na Finlândia e foi aclamado internacionalmente, com nomeações para o Strega Europeu em Itália ou o Prémio de Melhor Romance Estrangeiro em França.
A escritora estará em Portugal como convidada do festival literário FOLIO, em outubro. O livro chega às livrarias a 18 de setembro de 2025.
SOBRE O LIVRO
A Existência da Vida
Título: A Existência da Vida
Autora: Iida Turpeinen
Tradução: Diogo Paiva
N.º de Páginas: 224
PVP: 18,85€
Coleção: Contemporânea
Ver primeiras páginas
SOBRE O AUTOR

Iida Turpeinen
Nasceu na Finlândia em 1987 e vive em Helsínquia. Académica interessada pela relação entre as ciências naturais e a literatura, explora enquanto escritora o potencial literário da investigação científica e dos meandros e peripécias da história da ciência. Escreveu o seu primeiro livro de contos em 2014, vencedor do prémio J. H. Erkko para Jovens Escritores. Em 2023, com o seu primeiro romance, A Existência da Vida, conquistou não apenas a crítica e os leitores na Finlândia mas também a aclamação mundial, com várias seleções para prémios e direitos vendidos para cerca de 30 territórios.