"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Bairro dos Museus celebra 10 anos com festival de três dias de entrada livre em Cascais

O Bairro dos Museus, em Cascais, celebra o 10.º aniversário de 26 a 28 de setembro com um festival de três dias de música, teatro e exposições, em 12 espaços culturais com entrada gratuita.

Promovido pela Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I, o evento tem como lema “Um Bairro. 10 anos de Cultura”, e prolongará os horários dos museus até às 21:00, convidando o público a percorrer também casas históricas, monumentos e jardins através de música, artes visuais, cinema, literatura e 'workshops'.

No Centro Cultural de Cascais, um ciclo de jazz e poesia juntará Miguel Martins, Ana Zanatti e Carlos Barretto, e receberá também uma mostra da coleção de arte contemporânea da Câmara Municipal de Cascais, com obras de Vhils, Ricardo Passaporte e Bordalo II, entre outros artistas, indica um comunicado da organização.

Além de concertos e sessões com DJ, o encerramento oficial, em 28 de setembro, às 21:00, será assinalado com a atuação do músico Gabriel Ferrandini.

Entre os artistas em cartaz estão também Cachupa Psicadélica, Calcutá & Maria Amaro, Vasco Alves, Joana de Sá, Rita Silva, Violeta Azevedo + Ariyouok, Adrina Jordão, Xexa e Farwarmth.

Ao longo do festival, o Parque Marechal Carmona acolherá concertos, atividades para famílias e uma feira de livros, discos e peças de design de editoras e autores emergentes.

Por seu turno, a Casa Sommer apresentará literatura em cena, com encenação de Ricardo Neves-Neves, dramaturgia de Teresa Coutinho e interpretação por alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais.

Já a Casa de Santa Maria mostrará um projeto com curadoria de Pedro Barateiro e trabalhos de artistas como Ana Jotta, indica o comunicado sobre o festival.

Na área do cinema, o Centro Cultural de Cascais propõe uma exposição imersiva dedicada a novos realizadores portugueses.

O festival integra ainda o acesso às exposições patentes em vários espaços do Bairro dos Museus, incluindo a Casa das Histórias Paula Rego, a Marina de Cascais e o Centro Cultural de Cascais, onde poderão ser visitadas as mostras “Ana Torrie: O Inferno são os outros”, “Joana Leitão Salvador: Imagens inacabadas”, “Inês Galvão: Silêncio e forma”, “Marta Amaral: Suburbia 0.2”, “Cristina Rodo: Sob a Superfície — Feltragem molhada escultural”, além do acervo da Fundação D. Luís I.

Criado em 2015, o Bairro dos Museus é descrito pela organização como "um território cultural integrado" que reúne cerca de uma dezena de museus, casas históricas, parques, jardins e monumentos.

A iniciativa resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I, que há quase três décadas promove a cultura no concelho, e assume como missão preservar, valorizar e partilhar o património, promovendo encontros entre diferentes linguagens artísticas e a comunidade.


Fonte: LUSA | 17 de setembro de 2025

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
112,630,907