"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma outra visão do Cancioneiro Geral

Antologia de Graça Videira Lopes mostra lado mais político, satírico e erótico da poesia portuguesa recolhida no século XVI. 

A grande poesia portuguesa volta às livrarias com Cousas de Folgar e Gentilezas, uma antologia das melhores composições presentes no emblemático Cancioneiro Geral (1516), de Garcia de Resende, com edição de Graça Videira Lopes.

A autora, especialista em literatura medieval, oferece-nos uma edição rigorosamente anotada, prefaciada com um estudo bastante completo sobre o tema e com uma escolha peculiar de poemas, que vai para lá do lirismo amoroso, já conhecido de outras antologias. Temas tidos como menores, como a poesia erótica, satírica, as trovas morais ou poemas políticos, permitem-nos ter um conhecimento mais aprofundado sobre a sociedade portuguesa no período das Descobertas.

A antologia já se encontra em pré-venda e chega às livrarias a 2 de outubro de 2025, editada pela Assírio & Alvim, chancela do Grupo Porto Editora.

SOBRE O LIVRO
Título: Cousas de Folgar e Gentilezas
Edição: Graça Videira Lopes
N.º de Páginas: 688
PVP: 24,00€

Ver primeiras páginas 

SOBRE A AUTORA

Graça Videira Lopes nasceu em Mangualde, em 1952. Formou-se em Filologia Românica na Universidade Clássica de Lisboa e doutorou-se em Literatura Medieval na Universidade Nova de Lisboa, onde foi professora desde 1982 até à sua reforma. Pelo meio, deu ainda aulas nas universidades de Amherst (Massachusetts, USA), Barcelona e Paris (VIII e Sorbonne). Publicou livros de poesia e ensaio, sendo também coordenadora da edição integral das Cantigas Medievais Galego-Portuguesas. Dirige programas de investigação na área da literatura medieval. Publica o primeiro romance, A Casa Ocupada , finalista do Prémio LeYa, nas Publicações Dom Quixote em 2022. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
114,703,537