Notícias
Marta Hugon vence Prémio Literário Irene Lisboa 2025
Marta Hugon é a vencedora do Prémio Literário Irene Lisboa, promovido pela Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, com a obra “Souvenir” da Tinta-da-China.

No dia 23 de setembro, data em que assinalou o XXXVI Aniversário da Biblioteca Municipal Irene Lisboa, em Arruda dos Vinhos, foi entregue o Prémio Literário Irene Lisboa ao livro de contos “Souvenir”, de Marta Hugon, autora da Tinta-da-China.
O Júri, constituído por Paula Morão, Isabel Soares e Inês Fonseca Santos, deliberou, por unanimidade, atribuir o galardão a esta obra, por considerá-la de elevada qualidade estético-literária, destacando-a das restantes pelo seu equilíbrio narrativo e riqueza linguística, reconhecendo ainda nela pontos de contacto com a narrativa Ireniana, no que respeita ao tratamento dado ao tema da memória, como “reconstrução” e reinterpretação dos quotidianos.
A atribuição deste prémio, no valor de 5.000€, por parte do Município de Arruda dos Vinhos, pretende valorizar a Língua Portuguesa, bem como divulgar o nome e a obra de Irene Lisboa, reconhecidamente, uma das mais originais da Literatura Portuguesa do Século XX, e natural deste concelho.
Marta Hugon (Lisboa, 1971) é mais conhecida pela sua voz e presença na cena jazzística nacional. Este é o seu primeiro livro de ficção, depois de ter publicado o conto «Conceição» na 10.ª edição da Granta em Língua Portuguesa. Tem cinco discos em nome próprio e várias colaborações como cantora e compositora. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, escreve para publicidade, é professora da Escola de Jazz Luís Villas-Boas e co-criadora do projeto a três vozes Elas e o Jazz.
O Prémio foi entregue pelo Presidente da Câmara, Carlos Alves, e contou com a presença de Isabel Soares, Professora Catedrática da Universidade de Lisboa, que esteve em representação do Júri. O livro “Souvenir”, da editora Tinta-da-China será apresentado no dia 15 de novembro de 2025, na Sala Jardim da Biblioteca Municipal Irene Lisboa, pelas 15h30, no âmbito das Comemorações do Mês Irene Lisboa, em Arruda dos Vinhos.