"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Artista Oker junta-se à Giotto para pintar um mural contra o bullying

Marca da Fila Iberia convida turmas de escolas de todo o país a participar no desafio “Pinta um Mural”.

Neste ano letivo 25/26 a Giotto volta a encontrar na arte o seu motor na luta contra o bullying. Enquadrado no projeto “Todos Pintamos Contra o Bullying”, a marca da Fila Iberia volta a desafiar professores de todo o país a sensibilizar os seus alunos a contribuir para um ambiente escolar mais seguro, mais justo e com mais respeito. Neste ano letivo, a marca lança um concurso de pintura, contando com o apoio do artista Oker – embaixador do projeto. Desde 2024, a Giotto já promoveu ações de esclarecimento, em parceria com o Instituto de Apoio à Criança (IAC), junto de mais de 25 mil alunos.

Turmas do pré-escolar e dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos são convidadas a participar

A proposta aos docentes é simples: incentivar os seus alunos a criar um mural inspirado na canção “Aqui Pintamos Todos” – hino do projeto contra o bullying da Giotto. O artista Oker fará parte do júri que vai avaliar a “originalidade e esforço” das obras criadas. A escola vencedora, além de vários prémios oferecidos pela marca, vai contar com uma atividade exclusiva.

O artista e embaixador Oker vai marcar presença para a criação de um mural na escola premiada, obra que será realiza em conjunto com os alunos e com o professor responsável pela turma. Na atividade, o artista vai ainda partilhar dicas para que os alunos melhorem as suas técnicas artísticas. O momento vai ainda ser complementado com a presença de especialistas do IAC, que vão dar uma breve formação presencial sobre a importância de combater o bullying.   

O período para o envio das imagens das obras a concurso termina no dia 23 de janeiro de 2026. Todas as regras de participação, bem como materiais de apoio, estão disponíveis no site do projeto “Todos Pintamos Contra o Bullying”. As inscrições para o concurso devem ser feitas através do seguinte link.

Outubro é o “Mês de Prevenção e Combate ao Bullying”

Os dados mais recentes indicam que 93% das vítimas e agressores frequentam o mesmo estabelecimento de ensino e que 33% das vítimas frequentam o 1.º ciclo do ensino básico. Em colaboração com o Instituto de Apoio à Criança, a Giotto lançou, em fevereiro de 2024, o “Plano de Sensibilização Contra o Bullying”. Desde então, as instituições têm promovido várias sessões online e em direto, totalmente gratuitas, com o objetivo de sensibilizar e oferecer ferramentas para ajudar a prevenir, detetar e atuar em qualquer situação de bullying escolar.

Neste ano letivo, a Giotto promove também sessões orientadas para docentes – com o intuito de ajudar os professores a trabalhar as questões de bullying, dotando-os de estratégias e recursos –, assim como as famílias – proporcionando conselhos e estratégias que visam ajudá-las a encontrar a melhor solução em situações de bullying.

A marca mantém também ativos outros concursos, como “Canta contra o bullying individual” e “Dança contra o bullying individual”. Os concursos individuais estão abertos a crianças entre os 3 anos e jovens de 16 anos. Além de prémios da Giotto, o grande vencedor dos concursos individuais terá a oportunidade de melhorar as suas técnicas de canto, pintura ou dança através do contacto com os embaixadores do projeto.

Sobre a GIOTTO

Desde 1920, a GIOTTO acompanha as crianças à muitos anos, seja em casa ou na escolas, com materiais para pintar e desenhar, onde os valores como o respeito, a igualdade e diversidade foram os pilares desta viagem criativa. No site https://todospintamoscontraobullying.com/, há  informação sobre o Projeto, as sessões do Plano de Sensibilização, recursos para trabalhar tanto em casa como na sala de aula, e toda a informação sobre os concursos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A RATOEIRA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h00, no Centro Cultural Malaposta.

Visitas
113,499,090