Publicações
Fernando Paulouro Neves regressa com um romance histórico que percorre os grandes palcos do século XX
Um romance que resgata da clandestinidade Eduardo Monteiro, o veterinário português que se bateu contra o Estado Novo, o fascismo de Franco e o nazismo, até à Libertação.

Das prisões do Estado Novo à deportação para o Forte de S. João Baptista, da frente de Madrid em defesa da República Espanhola à clandestinidade da Resistência Francesa, Monteiro atravessa os momentos mais sombrios da História com a lucidez dos que recusam ajoelhar.
Entre factos e ficção, ergue-se o retrato de um combatente incansável, cuja vida se entrelaça com os grandes confrontos ideológicos do seu tempo, numa narrativa poderosa sobre o preço da liberdade, a dignidade da resistência e a memória dos que escolheram lutar – mesmo na sombra – por um mundo melhor.
«O que nos faz levantar a cabeça e lutar é porque a nossa razão é a Liberdade, e não há palavra mais bonita para nos fazer viver e suportar o desafio da morte, que é a guerra».
SOBRE O AUTOR

Fernando Paulouro das Neves é jornalista e escritor. Foi chefe de redacção e diretor do Jornal do Fundão, tendo presidido ao Teatro das Beiras. Distinguido com o Prémio Gazeta de Mérito do Clube dos Jornalistas e com o Prémio Eduardo Lourenço, publicou, entre outros, A Guerra da Mina e os Mineiros da Panasqueira (com Daniel Reis), O Foral: Tantos Relatos/Tantas Perguntas, Os Fantasmas Não Fazem a Barba (com Zé d’Almeida), A Materna Casa da Poesia – Sobre Eugénio de Andrade, Crónica do País Relativo – Portugal, Minha Questão, Fellini na Praça Velha, Brasil em Mim, O Informador e Outros Contos e Catorze Histórias Incríveis ou o Fabuloso Imaginário das Lendas da Beira Baixa (com José Manuel Castanheira).