"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Feitas de Culpa"

O romance estreia da escritora búlgara, já traduzido em 15 idiomas, foi distinguido no seu país com o Prémio Nacional de Primeira Obra.

Yana, uma estudante búlgara recém-chegada a uma pequena cidade americana, assiste a um acidente de viação entre um carro e uma bicicleta. A condutora da bicicleta é também uma estudante da Europa de Leste que morre no local. Porém, essa morte é irrelevante para as autoridades e imediatamente esquecida, mas, para Yana, é o catalisador que a desperta para a sua condição de imigrante.

Nos EUA, onde permanece depois dos estudos, Yana percebe que o Sonho Americano não passa de uma ilusão e começa então a relacionar a sua vida precária com as da mãe e da avó, antes e depois da era do Comunismo.

Quando a avó está a morrer, Yana e a mãe regressam à Bulgária para se encontrarem finalmente como três adultas iguais; e é nesse momento que partilham o sentimento de culpa pelo facto de a liberdade que sempre buscaram ter significado inevitavelmente o sofrimento da geração anterior.

Narrado do ponto de vista de três mulheres de gerações diferentes assombradas pela violência, pelo vício e pela impossibilidade de encontrar um lugar a que possam chamar seu, esta é uma história que coincide com a história contemporânea da Europa de Leste – da ditadura totalitária do regime comunista pós-1944 ao período de transição democrática da década de 1990 e à imigração para o Ocidente – e a da forma como os países desenvolvidos recebem os que os escolhem para viver.

«Uma das estreias mais impactantes que encontrei nos últimos anos. Imperdível.»
Gueorgui Gospodinov

«Corajoso, original, moderno, mordaz, quente e amargo. Uma história sobre tudo e todos os que trazemos dentro de nós, sobre a miséria e o quotidiano do imigrante, sobre a história familiar que arrastamos como prisioneiros de guerra acorrentados pela dor das gerações anteriores.»
Svetlozar Zhelev


Joanna Elmy (1995) é escritora e jornalista.
Nasceu em Sófia, na Bulgária, viveu em França, nos Países Baixos e nos EUA.
É detentora de dois bacharelatos – em Inglês e em Relações Internacionais, pela Sorbonne – e de um mestrado em Comunicação Política, pela Universidade de Amesterdão.
Os seus trabalhos jornalísticos foram publicados em revistas alemãs e neerlandesas e é também crítica literária.
Foi bolseira dos Seminários de Ficção de Sozopol, organizados pela Fundação Elizabeth Kostova, na Bulgária, e recebeu a bolsa Per Espera ad Astra em Literatura.
Com este seu romance, ganhou em 2022 o Prémio Nacional de Primeira Obra na Bulgária.
Feitas de Culpa foi ainda nomeado para diversos prémios literários de prestígio. Atualmente, a autora trabalha no seu segundo romance. 

Literatura Traduzida
360 páginas
19,90 Euros
ISBN: 978-972-20-8665-3
1.ª Edição: Setembro 2025
Dom Quixote | Leya

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A RATOEIRA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h00, no Centro Cultural Malaposta.

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "Paisagens Marítimas"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Paisagens Marítimas", que se realiza no próximo dia 10 de outubro (sexta-feira) às 21h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "JANTAR DE IDIOTAS"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 12 de outubro (domingo), às 21h00, no Coliseu Porto Ageas.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
113,571,920