Notícias
Solar lança programa de apoio a artistas emergentes
Com o objetivo de apoiar a criação artística local, a Solar – Galeria de Arte Cinemática lança uma open call para o desenvolvimento de projetos em regime de residência artística.

Tal como acontece com o projeto CAVE, que tem vindo a apoiar artistas nacionais emergentes, a Solar pretende incentivar a criação de novos trabalhos de forma sustentada, contínua e coerente.
A iniciativa destina-se a artistas individuais, residentes em Portugal, interessados em desenvolver conteúdos originais nos domínios da imagem, do som, da interatividade ou do cruzamento entre estas áreas. O projeto selecionado será desenvolvido em residência em datas a confirmar, com apresentação pública em formato de instalação/exposição na Solar, entre dezembro de 2026 e janeiro de 2027.
O projeto escolhido beneficiará de um apoio monetário de 2000 euros (IVA incluído), correspondente a cachet artístico. Este valor poderá, por decisão do autor, incluir também a aquisição de materiais, equipamentos ou serviços necessários à execução da obra, sejam eles técnicos, de construção ou de outra natureza.
Seguindo o formulário de inscrição, as candidaturas devem incluir:
· descrição de uma possível proposta artística;
· descrição dos requisitos logísticos, técnicos e de produção;
· biografia e portefólio do(a) autor(a);
· declaração de compromisso para o desenvolvimento do projeto.
O prazo para submissão de candidaturas termina em 3 de novembro, sendo o projeto selecionado anunciado a 24 de novembro. O júri será constituído pela Direção Artística da Solar – Galeria de Arte Cinemática e por membros externos convidados.