Publicações
António Costa Silva e sonho de uma Angola livre: 50 anos depois, o que mudou?
A nação angolana não deve nunca desistir do futuro e não deve nunca aceitar a narrativa da fatalidade do atraso e da pobreza. É preciso acreditar que a mudança é possível e, para tal, devemosanalisar o que correu mal nestes 50 anos para não se repetirem os mesmos erros.»

Em Angola aos Despedaços: 50 Anos Depois, Que Futuro?, António Costa Silva evoca o sonho de construir um país livre, capaz de criar riqueza e lutar contra a pobreza – e confronta-o com a realidade 50 anos depois.
O balanço é negativo: a guerra ocupou 26 desses 50 anos. Um pesadelo autofágico que deixou um rastro de miséria e ceifou milhares de vidas.
Analisando as causas do fracasso, a armadilha da guerra; a má governação; a terrível corrupção; o abandono da educação, da saúde e do bem-estar social; a canibalização da economia pelo petróleo, António Costa Silva explica o que destruiu o sonho de um país livre e próspero – e encoraja a mudança. Porque «Angola pode fazer muito mais e muito melhor e ser diferente».
SOBRE O AUTOR

António José da Costa Silva nasce em 23 de Novembro de 1952 em Catabola, Angola. Estudante na Universidade de Luanda, milita nos Comités Amílcar Cabral e na Organização Comunista de Angola. É preso pelo MPLA em 22 de Dezembro de 1977. Sobrevive à tortura e escapa mesmo a um fuzilamento, sendo libertado após duas greves de fome. Inicia, então, na Sonangol, uma carreira na área dos petróleos.
As sequelas da tortura, em particular a deterioração da visão, levam-no a procurar tratamento em Portugal e Espanha. Licencia-se em Engenharia de Minas no Instituto Superior Técnico, concluindo o mestrado em Engenharia de Petróleos na Imperial College. Obtém o doutoramento pelas duas faculdades.
Na vida profissional, passa pela Companhia Portuguesa de Serviços, pela multinacional francesa CGG, pelo Instituto Francês do Petróleo e, a partir de 2004, pela Partex, empresa da Fundação
Calouste Gulbenkian. Foi ministro da Economia e do Mar do XXIII Governo Constitucional da República Portuguesa. É professor aposentado do Instituto Superior Técnico.
Ficha Técnica:
Categoria(s): Não Ficção, Economia e Gestão
Nº de Páginas: 248
Ano de Edição: Outubro 2025
ISBN: 978-989-576-315-3
Formato: 15x23
Capa: brochado
Editora Guerra & Paz