Notícias
Fundação Oriente apoia o primeiro bairro social embaixador dos ODS
A Fundação Oriente junta-se a Zambujal 360, projeto que está a transformar o Bairro do Zambujal, na Amadora, no primeiro bairro social embaixador dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A inauguração do percurso completo de murais decorre no próximo dia 22 de outubro, às 13h00, na Rua das Mães D’Água.
O mural alusivo ao ODS 4 – Educação de Qualidade –, da autoria de Regg Salgado, é apadrinhado pela Fundação Oriente e integra o roteiro artístico e pedagógico de Zambujal 360. A participação neste projeto reflete o compromisso da Fundação Oriente com a educação, uma das suas áreas prioritárias de intervenção.
Reconhecido pelo Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC), o Zambujal 360 é uma iniciativa promovida pela Associação AdGentes e pela Associação Caza – Zambujal, que reúne 17 artistas e 17 entidades parceiras, entre fundações, autarquias e empresas. O projeto cria uma galeria de arte urbana a céu aberto, onde cada mural é dedicado a um dos 17 ODS para, assim, transformar o bairro num espaço educativo e participativo.
“Apoiamos o ODS 4 – Educação de Qualidade por reconhecer na educação o verdadeiro motor do desenvolvimento social. É através dela que se garante um futuro sustentável, se combate a pobreza e se constrói um mundo em que a economia está ao serviço das pessoas e do planeta. O Zambujal 360 mostra como a arte, o conhecimento e a comunidade podem convergir para dar forma a esse ideal”, afirma Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente.
Para a instituição, este projeto reflete a concretização dos ODS 4 e 17, ao combinar educação de qualidade com parcerias para o desenvolvimento, através do envolvimento da comunidade local, escolas e entidades públicas e privadas. Em linha com os princípios da Agenda 2030 das Nações Unidas, a Fundação Oriente reforça o compromisso de agir localmente para ter um impacto global.
O Zambujal 360 afirma-se como uma rota de arte e cidadania, conduzida por jovens da comunidade, preparados para sensibilizar os visitantes e partilhar as histórias por detrás de cada pintura. O projecto transforma o bairro do Zambujal num espaço de encontro, aprendizagem e diálogo social.