Publicações
"O Surpreendente Silêncio dos Homens"
O livro que assinala, sete anos depois, o regresso de Rita Ferro à ficção.
Maria da Graça, filha única de inexplicável beleza, cresce alarmada com esta ameaça, mas vence o medo para abrir todas as portas. Em casa, é envolvida pelos seus numa teia opressiva de segredos que vai descerrando aos poucos e dá razão a quem a preparou para o pior.
O Surpreendente Silêncio dos Homens é um grito de alerta ante a escalada mundial da brutalidade contra as mulheres e um romance emocionante sobre o papel redentor, sempre desdenhado, que elas desempenham no equilíbrio da humanidade, escrito por quem há muito reflecte sobre os labirintos da natureza feminina, para lá da poesia e dos lugares-comuns do amor e da paixão.
«Há um universo de distância entre os livros de Rita Ferro e os outros, subsidiários, que desde então foram surgindo. Atentos a uma cerzidura que se quer invisível, discretos na manipulação das referências literárias e na manipulação do próprio leitor, são histórias demasiado bem contadas para não serem vistas com a sobranceria de quem não gosta de ser apanhado nas curvas de uma história completa.»
«Já vi chamar romance a muita coisa, menos a uma biografia. Mas é o que sucede com António Ferro, Um Homem por Amar, da autoria de Rita Ferro (n.1955), sua neta.»
«É mais do que um romance sobre um amor despedaçado e trágico. É sobre toda uma época do nosso país, que vai dos recuados anos 50 até à nossa actualidade.»
«Confesso que nunca resisti a um livro de Rita Ferro.»

Rita Ferro nasceu em Lisboa, em 1955.
Estudou Design, especializou-se em Marketing, foi professora de Publicidade e exerceu funções de direcção e consultoria em diversas empresas.
Iniciou a sua carreira literária em 1990, arriscando um novo tipo de escrita feminina que, tendo obtido um enorme êxito e revolucionado o mercado literário português, conheceu inúmeros seguidores.
Criou um estilo e, com ele, um novo género.
Distingue-se por uma técnica de narração mordaz e cativante, de grande versatilidade.
Ao longo de trinta anos, escreveu romances, cartas, biografias, livros de crónicas, literatura infantil e peças de teatro.
Além de jurada literária e de festivais de cinema, é presença regular na imprensa, na rádio e na televisão, e desenvolveu dois cursos inéditos: «Incentivo à Criação» e «Começar a Escrever».
Ao seu romance autobiográfico A Menina É Filha de Quem? (2011) foi atribuído o prémio PEN Clube Português de Narrativa.
Literatura Lusófona
224 páginas
18,80 Euros
ISBN: 978-972-20-8694-3
1.ª Edição: Outubro 2025
Dom Quixote | Leya

