Notícias
"O Riso e a Faca" de Pedro Pinho na shortlist dos Prémios Europeus de Cinema
O filme “O Riso e a Faca”, realizado por Pedro Pinho, integra a shortlist dos nomeados para a 38.ª edição dos European Film Awards, da European Film Academy (EFA). Todos os filmes pré-selecionados serão visionados pelos membros da Academia em toda a Europa, e as nomeações serão anunciadas a 18 de novembro de 2025.
A cerimónia de entrega dos Prémios de Cinema Europeus terá lugar em Berlim, no dia 17 de janeiro de 2026.
"O Riso e a Faca" chega às salas de cinema nacionais no próximo dia 30 de outubro, depois de estrear no Un Certain Regard do Festival de Cannes, e de se encontrar em exibição nas salas em França pelo terceiro mês consecutivo, contando com mais de 20.000 espectadores. Ainda antes da estreia no circuito comercial, será apresentada no dia 25 de outubro, na 23.ª edição do Doclisboa, uma versão integral do filme, intitulada "O Riso e a Faca, Integral".
Sérgio Coragem, Cléo Diára e Jonathan Guilherme compõem o elenco deste filme que desafia o público a refletir sobre a relação entre o desejo e o poder, os limites entre o riso e a dor, a violência e a vulnerabilidade, abordando uma das feridas mais expostas do nosso tempo: a fronteira neocolonial.
Acompanhamos a viagem de Sérgio, um engenheiro ambiental português, até uma metrópole da África Ocidental, Bissau, onde vai trabalhar ao serviço de uma ONG, na construção de uma estrada entre o deserto e a floresta. É ali que se envolve numa relação íntima, mas desequilibrada, com dois habitantes da cidade, Diára e Gui.
"No coração do filme está uma estrada em construção e o eternamente violento "encontro" entre a Europa e o resto do mundo. Em contraste com uma batalha furtiva por um devir queer, que se desenha nas discotecas e ruas de Bissau. No interior dessa luta pela superação de identidades, adivinham-se caminhos de fuga, possibilidades de subversão, assume-se a ternura como forma de resistência." afirma o realizador Pedro Pinho.
Com produção de Uma Pedra no Sapato e Terratreme Filmes, esta é a segunda longa-metragem de ficção de Pedro Pinho, que em 2017 apresentou na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes "A Fábrica de Nada" onde ganhou o prémio FIPRESCI da Crítica Internacional e, posteriormente, outros 20 prémios em festivais de todo o mundo.
Produtora: Uma Pedra no Sapato, Terratreme Filmes

