Notícias
Festival Passa a Palavra regressa a Oeiras centrado nas mulheres e em Alice Vieira
O festival Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar regressa ao Centro Histórico de Oeiras, de 6 a 9 de novembro, com uma edição que homenageia a escritora Alice Vieira e coloca vozes femininas no centro da programação.

A 8.ª edição da festa dedicada à narração oral, cruzando-a com outras artes performativas, põe o foco nas vozes femininas, em resposta “ao retrocesso no respeito pelos direitos das mulheres em Portugal e no mundo”, afirma a organização.
O festival inclui sessões de contos inéditos de narradores portugueses e internacionais, oficinas, espetáculos, animação de rua e atividades para todas as idades.
Entre os narradores convidados a criar sessões de contos em torno da temática do feminino, incluem-se Ana Sofia Paiva (Portugal) e Fidaa Ataya (Palestina), Manuel Garrido (Espanha) e Miguel Gouveia (Portugal).
“Como podemos em conjunto, homens e mulheres, gerar espaços de encontro e diálogo, ajudando a criar uma cultura de cuidado e de paz?”, questionam os organizadores, para responder logo de seguida: “Trazemos para o festival olhares sensíveis sobre o que nos rodeia e sobre os desafios que enfrentamos como pessoas e como comunidades, neste planeta que é a nossa casa comum”.
A programação arranca com uma oficina de narração oral e mediação leitora, e contempla leituras de poemas, passeios contados, piqueniques literários e encontros com autores.
Entre os momentos centrais destacam-se a inauguração da exposição “Retratos Contados” de Alice Vieira e o “Jantar Narrado” em sua homenagem, ambos no dia 06, bem como os espetáculos “Penélope, Helena e outras mulheres” e “Contos colorados: en boca de muller”, ambos no dia 7.
Está ainda previsto o tradicional “Baile Mandado”, com Celina da Piedade e Ana Santos, dinamizado por Leónia Oliveira, no dia 8 de novembro.
Atividades familiares e sessões internacionais em inglês, espanhol e galego, jogos tradicionais, mercadinhos da palavra, espetáculos para bebés, demonstração de olaria e concertos são outras propostas da programação, que pode ser consultada AQUI.
Algumas sessões terão tradução em Língua Gestual Portuguesa e transmissão em ‘streaming’, garantindo acesso alargado ao público.
O evento é organizado pela Contabandistas de Estórias Associação Cultural, em parceria com Chão Nosso, Crl e a Ouvir e Contar – Associação de Contadores de Histórias, no âmbito do projeto cultural do Município de Oeiras.
Fonte: LUSA | 18 de outubro de 2025