Notícias
Prémio Literário Lions 2026
O Lions de Portugal e a Guerra e Paz editores têm a honra de anunciar a abertura das candidaturas ao Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal de 2026.

Os candidatos deverão enviar os originais sob pseudónimo até às 23h59 do dia 31 de Dezembro de 2025 para premioliterario@lionsclubes.pt, bem como uma carta registada para a morada indicada no regulamento, identificada com o endereço do email utilizado como pseudónimo.
O júri, presidido pelo escritor e jornalista João Céu e Silva, anunciará o vencedor do prémio – no valor pecuniário de dois mil e quinhentos euros – em Maio de 2026, antes da Feira do Livro de Lisboa.
A obra distinguida será publicada uma vez mais pela Guerra e Paz – editora oficial deste prémio –, cujo catálogo integra já Um Pouco Mais de Sol, de Abel Mota, vencedor da edição de 2025; Os Filhos de Nihil, de Pedro M. Fernandes (2024), O Lixo dos Outros, de João Albano Fernandes (2023), Periferia, de Catarina Costa (2022), A Desaparecida, de Ricardo Lemos (2021), Os Dentes do Tejo, de Evelina Gaspar (2020) e Vidas por Fios, de José Martinho Gaspar (2019).
O Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal foi criado em 2011 e distingue obras inéditas nos géneros novela e romance, escritas em língua portuguesa. Patrocinado pela Fundação Lions de Portugal, visa estimular a criação literária, promover a língua portuguesa e revelar novos autores, reflectindo o compromisso da Fundação com a educação, o talento e a criação artística.