"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Edição especial de "Camilo Broca"

Nova edição, a 5.ª, de um romance que revisita a vida de Camilo Castelo Branco e que sai numa altura em que se assinala o bicentenário do nascimento do autor de Amor de Perdição.

Camilo Broca, publicado pela primeira vez em 2006, venceu o Prémio PEN Clube Português 2006, o Prémio Fernando Namora 2008 e o Prémio Pena de Camilo 2009.

Camilo Castelo Branco é, sem sombra de dúvida, um dos maiores vultos da história da literatura portuguesa. Autor de obras tão emblemáticas como Amor de Perdição, Memórias do Cárcere ou A Queda de Um Anjo, foi o expoente máximo do Romantismo e o primeiro escritor português a viver exclusivamente da escrita. A sua existência foi bastante atribulada e por vezes escandalosa – aquilo a que poderíamos chamar «digna de um romance» – mas quase nada sabemos das suas origens: afinal, donde vem Camilo e quem foram os seus antepassados?

O presente romance, escrito por um dos admiradores confessos do grande escritor romântico, revisita de forma genial a história dos «Brocas», a família de quem Camilo terá herdado não só uma personalidade algo viciosa e doentia, mas sobretudo uma forma exacerbada de amar, que acabaria por marcar tragicamente o seu destino.

Camilo Broca, obra indispensável em qualquer biblioteca, foi aplaudido pelo público e pela crítica e venceu vários prémios literários.

«Diálogo de gigantes: Camilo por Mário Cláudio.»
Maria Alzira Seixo

«Ler Camilo Broca é encontrarmo-nos com um lugar cimeiro da literatura. Nada falta a esta obra do que é essencial.»
José Manuel Mendes

«Romance virtuoso que se abre a uma visão feminina da história. […] Mário Cláudio traça-nos o mapa que “inventou” Camilo falado ou escrito, quezilento ou angélico, arrivista ou elevado. Cartografia límpida e densa de um romancista de todos nós.»
Ana Marques Gastão 


Mário Cláudio
nasceu no Porto.
Ficcionista, poeta, dramaturgo e ensaísta, é formado em Direito pela Universidade de Coimbra, diplomado com o Curso de Bibliotecário-Arquivista, da Faculdade de Letras da mesma Universidade, e Master of Arts em Biblioteconomia e Ciências Documentais, pela Universidade de Londres.
É autor de uma vasta e multifacetada obra que abarca a ficção, a crónica, a poesia, a dramaturgia, o ensaio, a literatura infanto-juvenil, e se encontra traduzida em várias línguas.
Foi galardoado com, entre outros, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores-DGLAB (atribuído por três vezes), o Prémio de Ficção do P.E.N. Clube, o Prémio Eça de Queiroz, o Prémio Vergílio Ferreira, o Prémio Literário Fernando Namora e o Prémio Pessoa, sendo igualmente titular de várias condecorações nacionais e estrangeiras.
Em 2019 foi-lhe atribuído o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Sociedade Portuguesa de Autores apresentou-o recentemente como candidato ao Prémio Nobel de Literatura.
A sua obra ficcional, não raro composta por trilogias, inclui títulos como Amadeo, Guilhermina, Rosa, Gémeos, Camilo Broca, Tiago Veiga: Uma Biografia, Retrato de Rapaz, Astronomia, Tríptico da Salvação, Teoria das Nuvens, Diário Incontínuo e Cruzeiros de Inverno.
A sua poesia foi reunida num único volume intitulado Doze Mapas e a Sociedade Portuguesa de Autores homenageou-o com um livro de entrevistas para comemorar os seus 50 anos de vida literária.
É também autor de letras para fado.

Literatura Lusófona
344 páginas
22,90 Euros
ISBN: 978-972-20-8708-7
5.ª Edição: Outubro 2025
Dom Quixote | Leya

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
114,345,576