"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Aquilo em Que Preferia não Pensar"

Finalista do Booker Prize, primeiro livro da autora neerlandesa publicado em Portugal, já traduzido em mais de uma dezena de idiomas, é uma exploração comovente do luto, contada através de episódios breves e cirúrgicos, impregnados de uma suave melancolia e, o que é surpreendente, de um humor inesperado e corrosivo.

Ela coleciona camisolas. Ele tem dois gatos. Ambos adoram Nova Iorque e, aconteça o que acontecer, hão de mudar-se para lá quando fizerem 28 anos.
Porém, de repente, ele diz que quer passar algum tempo sozinho.
E se uma das metades de um par de gémeos não quiser continuar a viver? E se a outra não conseguir viver sem essa metade?

É esta a questão central do presente romance, em que a narradora é a gémea de um rapaz que se suicidou e relembra muitas histórias de infância e também as suas vidas adultas com mágoa, saudade, raiva e insegurança em relação ao futuro.

De uma maneira aparentemente desprendida mas muito perspicaz, Aquilo em Que Preferia não Pensar conta a história do que acontece quando a pessoa com que se constroem as bases de toda uma vida desaparece subitamente, e as memórias que restam são as de um pai que já era ausente antes de ter morrido e de uma mãe geóloga, fria como uma pedra.

«Que voz narrativa a de Jente Posthuma! Aquilo em Que Preferia não Pensar é um livro para acarinhar, como as camisolas macias que a protagonista coleciona. Engraçado, pungente, com uma clarividência impressionante.»
HANNA BERVOETS

«Ao mesmo tempo incrivelmente divertido e imensamente triste. [...] Este é um livro raro e Jente Posthuma é uma escritora com todas as letras.»
HERMAN KOCH

«Jente Posthuma salta sem dificuldade de um tema como a morte para vulvas de madeira, e daí para os sobreviventes do Holocausto, com um humor que tanto provoca gargalhadas como parece que espeta um prego no coração.»
JANNE SCHRA


Jente Posthuma
publicou o seu romance de estreia em 2016, muito bem recebido pela imprensa e nomeado para o Prémio Literário Dioraphte e os prémios para Primeiro Romance Hebban e ANV.
O presente romance, que foi finalista do Prémio da União Europeia para a Literatura, esteve na shortlist do Booker Prize Internacional em 2024.

Literatura Traduzida
248 páginas
17,70 Euros
ISBN: 978-972-20-8697-4
1.ª Edição: Outubro 2025
Dom Quixote | Leya

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
114,345,616