Publicações
"Um Punhado de Flechas"
O terceiro romance da autora argentina publicado pela Dom Quixote, depois de O Nervo Ótico e de Hotel Melancólico, é de uma inteligência rara em que se entrecruzam a arte, a literatura e a vida.
Além de Coppola, Um Punhado de Flechas apresenta vários outros artistas e obras de arte através de episódios da vida da escritora. Entre outros, uma aguarela de Cézanne roubada de um museu de Buenos Aires; a casa de um colecionador; um passeio ao redor do Lago Walden, de Thoreau; as pinturas enigmáticas de Bodhi Wind de piscinas californianas, que apareceram no não menos enigmático filme Três Mulheres, de Robert Altman; algumas fotografias resgatadas de uma mala; as aventuras do pintor Francis Hopkinson e do seu assistente Moon, no México, e uma pintura amaldiçoada de Ticiano escondida em Tzintzuntzan…
Num estilo que rompe as fronteiras entre os géneros literários como acontecia com O Nervo Ótico, numa mescla de narrativa, ensaio e livro de arte, María Gainza continua a explorar novas formas de compreender a escrita e a vida e consolida a sua posição como uma das vozes mais estimulantes do cenário literário contemporâneo.
«Engenhoso e subtil, o primeiro romance de María Gainza, escritora argentina, é um prodígio narrativo na confluência de vários géneros, algures entre a ficção pura e a História da Arte.»
«A argentina María Gainza volta a revisitar obras de arte, não como cenários mas como caminhos para o sentido da vida.»

María Gainza nasceu em Buenos Aires.
Trabalhou como correspondente do The New York Times em Buenos Aires e da ArtNews.
Foi por mais de dez anos colaboradora regular da revista Artforum e do suplemento Radar do jornal Página/12.
Orientou cursos de pintura e oficinas de crítica de arte e coeditou a coleção Los Sentidos, da editora Adriano Hidalgo, sobre arte argentina.
Em 2011 publicou uma seleção de ensaios e apontamentos intitulada Textos Elegidos.
O Nervo Ótico, o seu primeiro livro de ficção, foi publicado em Portugal pela Dom Quixote (2018) e recebeu o aplauso internacional da crítica.
Seguiram-se Hotel Melancólico (2019) e este Um Punhado de Flechas (2025).
Literatura Traduzida
232 páginas
17,70 Euros
ISBN: 978-972-20-8699-8
1.ª Edição: Outubro 2025
Dom Quixote | Leya

