"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Já pode votar na PALAVRA DO ANO® 2025

Dez palavras, uma decisão: votação para eleger o vocábulo que melhor reflete 2025 arrancou, no Porto, e decorre online até 30 de novembro. 

Esta manhã, a estação de Metro da Trindade, no Porto, é palco do arranque oficial da votação da PALAVRA DO ANO ® , iniciativa promovida pela Porto Editora em parceria com a Infopédia. Os passageiros escolhem presencialmente a sua candidata favorita e, até ao final do mês de novembro, a eleição continua online, em www.palavradoano.pt.

Mais do que uma escolha, a PALAVRA DO ANO ® é um espelho da nossa memória coletiva. A lista de palavras finalistas reflete os temas e acontecimentos que marcaram o ano e foi elaborada com base nas mais de 6500 sugestões enviadas pelos portugueses, nas palavras mais pesquisadas no dicionário de língua portuguesa da Infopédia e no trabalho contínuo de observação da língua feito pela Porto Editora, nomeadamente nos meios de comunicação e nas redes sociais.

AGENTE (IA)
Os agentes de inteligência artificial têm proliferado em diferentes aplicações, como serviços públicos, educação, saúde e comunicação.

APAGÃO
A falha do fornecimento elétrico paralisou o país, deixando milhares de pessoas sem acesso a transportes, comunicações e serviços básicos.

ELEIÇÕES
Após as legislativas de maio, os portugueses voltaram às urnas em outubro para votar nas autárquicas, enquanto se perfilam candidatos para as presidenciais.

ELEVADOR
O trágico acidente com o Elevador da Glória expôs a vulnerabilidade dos sistemas históricos de transporte urbano, levantando sérias questões sobre segurança e manutenção.

FLOTILHA
A flotilha Global Sumud reuniu embarcações de dezenas de países com o objetivo de entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

FOGOS
Com mais de 250 mil hectares de área ardida, 2025 foi um dos piores anos de sempre em termos de fogos florestais.

IMIGRAÇÃO
O tema da imigração tornou-se omnipresente, revelando um país dividido entre a necessidade de regulação e os desafios da integração.

MODERADO
A dificuldade de acesso à habitação levou o governo a anunciar um pacote de medidas que gerou polémica devido ao valor das rendas moderadas.

PERCEÇÃO
Os dados mostram que a sensação dos portugueses a respeito de temas como segurança, saúde ou corrupção está com frequência desalinhada da realidade.

TAREFEIRO
O recurso a tarefeiros tem aumentado, designadamente com médicos contratados à hora para suprir carências nas urgências e outros serviços hospitalares.

  
A Porto Editora promove a PALAVRA DO ANO ® há 17 anos, em parceria com a Infopédia, numa iniciativa que destaca a relevância das palavras e o dinamismo da língua portuguesa, enquanto espelha as transformações e desafios da sociedade.

Nos primeiros dias dezembro será anunciada a palavra vencedora, que irá suceder a "liberdade" (2024), “professor” (2023), "guerra" (2022), "vacina" (2021), "saudade" (2020), "violência doméstica" (2019), "enfermeiro" (2018), "incêndios" (2017), "geringonça" (2016), "refugiado" (2015), "corrupção" (2014), "bombeiro" (2013), "entroikado" (2012), "austeridade" (2011), "vuvuzela" (2010) e "esmiuçar" (2009).

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
115,421,127