"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu da Farmácia integra Rede Portuguesa de Museus

O Museu da Farmácia passou a integrar oficialmente a Rede Portuguesa de Museus. A credenciação decorreu no passado dia 4 de novembro, no encontro que marcou os 25 anos da Rede Portuguesa de Museus (RPM), em Braga.

A RPM tem como objetivo a valorização e a qualificação da realidade museológica nacional, a cooperação institucional e a articulação entre museus, promovendo o rigor e o profissionalismo das práticas museológicas e das técnicas museográficas, o fomento da articulação entre museus e a valorização formativa dos seus profissionais.

Ao credenciar o Museu da Farmácia, a Rede Portuguesa de Museus atesta a qualidade técnica do museu fundado pela Associação Nacional das Farmácias (ANF), bem como os seus padrões de rigor e qualidade no exercício das funções museológicas.

“Esta credenciação é um reconhecimento do imenso contributo que o Museu da Farmácia tem dado à história da saúde em Portugal. Ao longo das últimas décadas, o museu tem sido um espaço de encontro entre ciência, cultura e cidadania, promovendo o conhecimento e a valorização do papel da farmácia na sociedade, através de peças que marcam indubitavelmente a vida das pessoas. Congratulamo-nos por, dia após dia, continuarmos a abraçar este desafio com o mesmo entusiasmo do primeiro dia”, sublinha João Neto, diretor do Museu da Farmácia.

“A integração do Museu da Farmácia na Rede Portuguesa de Museus constitui um testemunho do seu papel como espaço de cultura, ciência e memória na área da saúde. Este reconhecimento, mais do que merecido, evidencia de forma clara o contributo das farmácias comunitárias para a vida das comunidades, marcado pela proximidade, confiança e serviço à população.”, afirma Ema Paulino, presidente da ANF.

O projeto do Museu da Farmácia começou a ser desenvolvido em 1981 e foi inaugurado oficialmente em junho de 1996 em Lisboa, resultando numa vontade inequívoca das Farmácias Portuguesas em preservar a história da sua profissão. Em 2010, também o Porto passou a ter o seu próprio Museu da Farmácia. Atualmente, os museus de Lisboa e Porto juntam mais de 15 mil peças que propõem uma viagem por mais de 5000 anos de história da saúde.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
115,421,138