"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O testemunho que vos deixo

Antologia de Rainer Maria Rilke celebra o nascimento de um dos grandes nomes da poesia do século XX.

No ano em que se celebram os 150 anos da data de nascimento de Rainer Maria Rilke, e perto da entrada no ano em que se assinala o centenário da sua morte, a Assírio & Alvim, chancela do Grupo Porto Editora, publica uma antologia alargada, desenhando uma grande panorâmica sobre toda a obra, de um dos maiores nomes da poesia do século XX.

Exposto Sobre as Montanhas do Coração reúne poemas, cartas e um excerto do romance As Anotações de Malte Laurids Brigge, organizados e traduzidos por Maria Teresa Dias Furtado, tradutora que dedicou toda a sua vida uma atenção especial a Rilke. Este livro apresenta ainda um texto editado depois da morte do autor, e que é inédito em Portugal: O Testamento, um documento fundamental para perceber a crise em que Rilke estava mergulhado antes de achar a luz que o permitiria acabar as suas duas obras-primas, As Elegias de Duíno e Os Sonetos a Orfeu — também editadas nesta chancela com tradução de Maria Teresa Dias Furtado. Explica-nos, assim, a tradutora de que se trata de «um curioso texto com um editor fictício, em que o poeta pretende actuar na realidade através da vontade testamental e, como patente na epígrafe que escolheu para abrir essa obra, agarrando assim o seu destino».

Este livro já se encontra em pré-venda e chega às livrarias a 13 de novembro de 2025.

SOBRE O LIVRO
Exposto Sobre as Montanhas do Coração 
Autor: Rainer Maria Rilke
Seleção, tradução e prefácio: Maria Teresa Dias Furtado
N.º de Páginas: 288
PVP: 18,85 €
Coleção: documenta poetica

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR

Rainer Maria Rilke
Nasceu em Praga em 1875. Escritor precoce, publicou o seu primeiro livro de poesia antes dos vinte anos, Vida e Canções (1894). Entre as suas obras mais famosas contam-se As Elegias de Duíno (1923), Cartas a um Jovem Poeta (1929, póstuma) e o seu único romance, de teor autobiográfico, As Anotações de Malte Laurids Brigge (1910). Rilke destacou-se como um dos autores mais relevantes de língua alemã, tanto na poesia como na prosa lírica. Faleceu em Val-Mont, na Suíça, vítima de leucemia, em 1926. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
115,634,211