"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Museu do Pão passa a integrar a Rede Portuguesa de Museus

Um museu que nasceu do trabalho das mãos entra agora no mapa oficial da museologia portuguesa.

O Museu do Pão integra, desde 4 de novembro, a Rede Portuguesa de Museus, concretizando um desejo de longa data. A comunicação pública desta adesão foi feita no encontro anual da Rede Portuguesa de Museus, realizado em Braga, nos dias 4 e 5 de Novembro, no âmbito das celebrações da Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura, num evento que reuniu cerca de 250 participantes e representantes de mais de 90 instituições museológicas de todo o país.

O processo de credenciação do Museu do Pão foi formalizado através de Despacho n.º 12937/2025, de 4 de novembro, assinado pela ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida?Balseiro?Lopes, evidenciando o reconhecimento institucional e o enquadramento oficial do Museu do Pão no sistema museológico nacional.

“Esta integração é o culminar de um percurso de mais de duas décadas dedicado a preservar o pão como património vivo de Portugal. Entrar na Rede Portuguesa de Museus é, para nós, mais do que um reconhecimento: é a possibilidade de levar esta história ainda mais longe”, afirma o Museu do Pão.

De acordo com Fátima Roque, Diretora da Rede Portuguesa de Museus, “A modernização do Museu do Pão foi um fator constante ao longo do processo de candidatura, sendo que o museu identifica como a sua ambição contribuir ativamente como catalisador da transformação social, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com a Estratégia de Promoção da Acessibilidade e da Inclusão dos Museus. Com a entrada do Museu do Pão, a Rede passa a contar com 175 museus — mais vozes, mais territórios, mais histórias para descobrir e partilhar. Cada museu que se junta à Rede traz novas experiências, saberes e olhares sobre o mundo. Juntos, reforçamos o papel dos museus como espaços vivos de encontro, conhecimento e criatividade.”

Ao juntar-se à Rede Portuguesa de Museus, o Museu do Pão passa a fazer parte de uma comunidade de museus que partilham princípios de qualidade, acessibilidade e relevância social, e que cooperam na construção de uma museologia viva e participativa.

A par do Museu do Pão, mais 5 museus foram credenciados: Museu A Cidade do Açúcar, Museu de Lagos, Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque, Radiolândia - Museu da Rádio e Museu da Farmácia.

>> Saiba mais AQUI

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
115,679,551