"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Serge Rangoni é o novo Diretor Artístico das Artes Performativas do CCB

O belga Serge Rangoni, atual Diretor-Geral e Artístico do Teatro de Liège, será o novo Diretor Artístico das Artes Performativas do Centro Cultural de Belém, iniciando funções no dia 2 de fevereiro de 2026 para um mandato de quatro anos.

A decisão, tomada por unanimidade pelo Conselho de Administração do CCB, reconhece a qualidade e a visão estratégica apresentadas na candidatura de Rangoni, bem como a sua vasta experiência enquanto diretor artístico e gestor cultural, adquirida tanto no Teatro de Liège como no Museu de Arte Contemporânea do Grand-Hornu, em Mons.

Com uma carreira amplamente reconhecida em instituições culturais e governamentais de referência na Bélgica e na Europa, Serge Rangoni foi Vice-Secretário do Ministro da Cultura belga (1997–1999) e Presidente do Conselho de Administração da European Theatre Convention (ETC) entre 2017 e 2023. Sob a sua direção, o Teatro de Liège assumiu também a coordenação da PROSPERO NEW, uma rede europeia que reúne teatros, festivais e instituições culturais dedicadas à coprodução e circulação internacional de artistas e obras — plataforma da qual o CCB é membro fundador.

A proposta programática apresentada por Serge Rangoni destacou-se pela sua consistência e ambição, promovendo o cruzamento entre disciplinas artísticas e revelando uma particular atenção à singularidade dos espaços e da arquitetura do CCB. O equilíbrio entre a apresentação de grandes nomes das artes performativas e a valorização da criação nacional, articulada com a dimensão internacional que tão bem conhece, contribuirá para reforçar o papel do CCB como um dos grandes centros europeus de criação e difusão artística.

Com uma sólida formação e presença ativa no meio académico, Rangoni traz para a Direção das Artes Performativas do CCB uma forte capacidade de liderança e comunicação, baseada no envolvimento das equipas e no diálogo contínuo com os principais agentes culturais, públicos e privados.

A sua visão assenta numa estratégia que alia o sucesso das grandes programações de teatro, dança e música à descoberta de estéticas emergentes, estimulando coproduções e intercâmbios e reforçando assim a presença do CCB nas grandes redes culturais europeias e extraeuropeias.

Para Serge Rangoni, integrar o Centro Cultural de Belém enquanto Diretor Artístico das Artes Performativas “representa a oportunidade de pôr em prática uma visão que assenta na exigência artística, na abertura europeia e no enraizamento territorial, com o objetivo de promover o diálogo entre a criação lusófona e os olhares internacionais. O projeto do CCB alimenta?se diretamente do trabalho exigente e inspirador nas artes performativas e nas artes visuais. Pretendo aprofundar essas sinergias para construir temporadas em que estas áreas artísticas se interliguem e se reforcem mutuamente”.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Cartas de Amor"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 13 de dezembro (sábado), às 21h00, na Super Bock Arena, no Porto.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O Professor de Inglês"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "O Professor de Inglês" (The Penguin Lessons). Uma história que é uma inspiração de empatia, amizade e resiliência. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

"GARFIELD - Um Musical com Gatitude"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para o espetáculo musical baseado na banda desenhada original de Jim Davis na Super Bock Arena, no Porto, para a sessão de 13 de dezembro (sábado), às 15h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
117,017,732