Notícias
Ent’Artes destaca-se na semi-final do Youth America Grand Prix em Vicenza (Itália)
A Ent’Artes – Escola de Dança alcançou, mais uma vez, resultados de destaque na semifinal do Youth America Grand Prix (YAGP 2026), que se realizou esta semana em Vicenza, Itália.
O YAGP é considerado o maior e mais prestigiado concurso mundial para jovens bailarinos, reunindo talentos de diversos países e oferecendo oportunidades de ligação a escolas e companhias internacionais de referência.
Desde 2015, a Ent’Artes participa regularmente neste evento, tendo já marcado presença em semifinais como as de Paris, Faro, Catollica ou Vicenza.
Ao longo destes anos, a escola acumulou no Youth America Grand Prix distinções e presenças em finais internacionais, tendo sido premiada pela primeira vez na Final Mundial de Nova Iorque em 2017, consolidando assim a sua projeção internacional e a qualidade do seu trabalho. Para além da competição, o YAGP oferece aos alunos uma experiência formativa única, incluindo masterclasses e avaliações com jurados de renome mundial provenientes de companhias e academias de referência, como o American Ballet Theatre, Royal Ballet e Paris Opera Ballet.
A participação da Ent’Artes nesta semifinal de Vicenza obteve os seguintes resultados:
Finalistas PARA A Junior Men competition
- Variação de Paquita: Lourenço Silva
- Variação de Raymonda: Rómulo Soares
Call-Back Class – Junior Women competition
- Margarida Rodrigues
Prémios
- 2.º Lugar – Junior Contemporary Men: Raw – Rómulo Soares (coreografia de Filipe Narciso)
- 3.º Lugar – Pas de Deux Contemporary: Lost Souls – Margarida Rodrigues & Rómulo Soares (coreografia de Filipe Narciso)
Top 12 – Ensemble
- Small Ensemble: "Entre Corpos" – Lourenço Silva & Rómulo Soares (coreografia de Filipe Narciso)
- Large Ensemble: "Quietly Chaotic: Race Against the Dying Light" (coreografia de Filipe Narciso)
Bolsas de Estudo
- Lourenço Silva – Nacho Duato Academy, Short Term Scholarship
- Rómulo Soares – Nacho Duato Academy, Short Term Scholarship; Rock School for Dance, Summer Program Scholarship; YGP Dance Lab
A Direção da Ent’Artes felicita todos os alunos, professores e coreógrafos pelo empenho e dedicação demonstrados. Estes resultados reforçam o compromisso da Ent’Artes - Escola de Dança e da Plataforma Ent´Artes com a excelência técnica, artística e formativa que caracteriza, há já vários anos, a sua marca.

