Notícias
Javier Cercas vence 19.º Prémio do Livro Europeu
Autor espanhol distinguido pela segunda vez com prémio instituído por Jacques Delors, com o livro O Louco de Deus no Fim do Mundo.
Instituída em 2007, sob o patrocínio de Jacques Delors, esta distinção reconhece romances e ensaios publicados nos países da União Europeia e tem como objetivo promover os valores do projeto europeu. O júri, presidido pelo escritor ucraniano Andrei Kurkov, é composto por jornalistas que são correspondentes permanentes em Bruxelas, provenientes de diversos países da União Europeia, entre os quais a portuguesa Ana Navarro Pedro.
A cerimónia de entrega do prémio, no valor de 10 mil euros, decorre no Parlamento Europeu no dia 10 de dezembro.
SOBRE O LIVRO
O Louco de Deus no Fim do Mundo
Autor: Javier Cercas
Tradução: Helena Pitta
N.º de Páginas: 444
PVP: 22,00€
Ver primeiras páginas
SOBRE O AUTOR
Javier Cercas
Nasceu em Ibahernando, Cáceres, em 1962. Os seus livros foram traduzidos para mais de trinta línguas e obtiveram diversos prémios, de que destacamos: Prémio Nacional de Literatura, Prémio Cidade de Barcelona, Prémio Salambó, Prémio da Crítica do Chile, Prémio Llibreter, Prémio Qué Leer, Prémio Grinzane Cavour, Prémio The Independent Foreign Fiction, Prémio Arcebispo Juan de San Clemente, Prémio Cálamo, Prémio Mondello, Prémio Internacional Terenci Moix e The European Athens Prize for Literature. Em 2011 foi-lhe atribuído o Prémio Internacional do Salão do Livro de Turim pelo conjunto da sua obra. Em junho de 2024, foi eleito para a Real Academia Espanhola, onde ocupa desde novembro desse ano a cadeira R. É autor de romances como Soldados de Salamina, As Leis da Fronteira (Prémio Literário Casino da Póvoa / Correntes d’Escritas 2016), O Impostor, O Monarca das Sombras e Terra Alta (Prémio Planeta 2019), que inicia a série composta também por Independência e O Castelo do Barba-Azul. O Louco de Deus no Fim do Mundo, o seu mais recente livro, foi distinguido em novembro de 2025 com o Prémio do Livro Europeu.

