Notícias
Prémio Almirante Sarmento Rodrigues para Poucos mas Bons: Portugal e a sua Marinha no Combate ao Tráfico de Escravos (1837-1904)
A Academia de Marinha acaba de distinguir a obra Poucos mas Bons: Portugal e a sua Marinha no Combate ao Tráfico de Escravos (1837-1904), de Jorge Moreira Silva, com o Prémio Almirante Sarmento Rodrigues 2025.
Para Jorge Moreira Silva, este novo prémio trata-se de um duplo reconhecimento, «não só por constituir [...] uma confirmação da qualidade da obra, mas também por ter sido atribuído por um conjunto de prestigiados académicos da área da História Marítima e das ciências, artes e letras ligadas ao Mar.»
Instituído pela Academia de Marinha com um valor pecuniário de cinco mil euros, o Prémio Almirante Sarmento Rodrigues destina-se a impulsionar e dinamizar a pesquisa, a investigação e o estudo da história das actividades marítimas dos Portugueses, distinguindo trabalhos inéditos nestes domínios.
A cerimónia de entrega do prémio acontece no dia 17 de março de 2026, às 17h30, na Academia de Marinha.
Sobre a obra:
Numa altura em que certos activismos põem a tónica nas culpas do Ocidente, acusando-o em exclusivo da escravização dos povos africanos, este livro vem lembrar a ação humanista e empática de personalidades defensoras do abolicionismo e de organizações no combate a esse flagelo global.
Sobre o autor
Nasceu em Bissau em 11 de setembro de 1970. É doutor em História Marítima. Desempenhou funções de comando, chefia, direcção, instrução, assessoria e Estado-maior ao nível tático, operacional, estratégico e político, em ambiente naval e conjunto, em terra e no mar, em Portugal e no estrangeiro, em situações de paz, de crise e de conflito, tendo nomeadamente participado na retirada de cidadãos nacionais durante a guerra civil na Guiné-Bissau, em 1998, e no apoio ao processo de independência de Timor-Leste, em 2000. Entre outras obras, é autor do livro Das Naus à Vela às Corvetas de Ferro – A marinha de guerra na evolução da sociedade portuguesa: 1807 a 1857 (2012), e do romance O Almirante Português (2015), além de mais de uma centena de artigos técnicos e culturais.

