"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Escritor português distinguido na 1.ª edição do Prémio Literário Rubem Braga

A 1ª edição do Prémio Literário Rubem Braga, promovido pelo Instituto que promove a vida e a obra de um dos mais relevantes escritores da língua portuguesa do século XX, registou uma participação expressiva com mais de 1.100 candidaturas provenientes de todo o espaço lusófono.

Entre os autores distinguidos encontra-se o escritor português Ricardo Gonçalves Dias, que recebeu uma Menção Honrosa pela obra “Não se nega estrelas ao Rei” - uma narrativa de ficção inspirada na figura histórica de Duarte Pacheco Pereira e a memória histórica do período dos Descobrimentos.

O Prémio Literário Rubem Braga nasceu com o propósito de estimular a produção literária em língua portuguesa, promovendo o diálogo cultural entre autores de diferentes países e consolidando um espaço comum de criação, reflexão e circulação da literatura lusófona. A elevada adesão à sua primeira edição confirma o interesse e a vitalidade da escrita em língua portuguesa, bem como a necessidade de incentivar plataformas que valorizem novas vozes e obras literárias.

Quanto ao autor, Ricardo Gonçalves Dias conta já com um percurso reconhecido no panorama literário nacional, tendo sido anteriormente distinguido com o Prémio Branquinho da Fonseca – Expresso/ Gulbenkian e o Prémio Jovens Criadores – Literatura (2015 e 2024). Com a distinção no Prémio Literário Rubem Braga, o autor será publicado pela primeira vez no Brasil no âmbito da colectânea que reúne as obras vencedoras.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
117,550,720