Notícias
Escritor Onésimo Teotónio Almeida distinguido com Prémio Vasco Graça Moura
O escritor e professor universitário Onésimo Teotónio Almeida é o distinguido deste ano com o Prémio Vasco Graça Moura - Cidadania Cultural pelo seu contributo para “a afirmação da cultura da língua portuguesa no mundo”.
«O júri do Prémio Vasco Graça Moura de Cidadania Cultural deliberou atribuir o prémio relativo ao ano de 2025 a Onésimo Teotónio de Almeida em virtude da sua persistente ação enquanto professor e investigador de prestígio com provas dadas nos domínios do estudo e consolidação da língua, da literatura e da cultura portuguesas, em especial nos Estados Unidos da América. Como estudioso e ensaísta tem contribuído decisivamente para a afirmação da cultura da língua portuguesa no mundo, afirmando assim a cidadania cultural como um fator exemplar de expansão e desenvolvimento».
Segundo o Presidente do Júri Guilherme d’Oliveira Martins, trata-se de um justo reconhecimento para quem tem contribuído decisivamente para a projeção da cultura da língua portuguesa e da literatura portuguesa no mundo. Tendo a língua portuguesa uma projeção global é importante que pessoas como Eduardo Lourenço, o primeiro prémio Vasco Graça Moura, ou Helder Macedo, o prémio do ano passado e agora Onésimo Teotónio de Almeida sejam reconhecidos como referências fundamentais de uma cultura viva.

