Publicações
"Estar entre gente"
Um dos nomes maiores da poesia portuguesa do século XX regressa às livrarias, com a reedição de uma das suas grandes obras.
Publicado originalmente em 1960, este é um grande passo na obra de Alexandre O’Neill, reunindo alguns dos seus poemas mais emblemáticos, como «Velhos de Lisboa» ou os famosíssimos «Divertimentos com Sinais Ortográficos», em colaboração estreita com o grande artista Sebastião Rodrigues.
Abandono Vigiado já se encontra nas livrarias, numa edição que conta com um posfácio da poeta Golgona Anghel.
SOBRE O LIVRO
Abandono Vigiado
Autor: Alexandre O'Neill
Posfácio: Golgona Anghel
N.º de Páginas: 120
PVP: 14,40€
Coleção: Obras de Alexandre O’Neill
Ver primeiras páginas
SOBRE O AUTOR

Alexandre O'Neill
Poeta português, Alexandre Manuel Vahia de Castro O'Neill de Bulhões nasceu a 19 de dezembro de 1924, em Lisboa, e morreu a 21 de agosto de 1986, na mesma cidade. Para além de se ter dedicado à poesia, Alexandre O'Neill exerceu a atividade profissional de técnico publicitário, forjando alguns dos mais conhecidos slogans portugueses. Um dos fundadores do Grupo Surrealista de Lisboa, desvinculou-se do grupo a partir de Tempo de Fantasmas (1951), embora a sua passagem pelo grupo marque indelevelmente a sua postura estética, conservando algumas características do movimento na sua poesia, por exemplo, o tom mordaz e em certo sentido absurdista na maneira de analisar o mundo. Um amante do jazz, do cinema e do teatro modernos, O'Neill fez ainda várias traduções, escreveu guiões para cinema e manteve algumas colunas de jornal durante vários anos. Da sua obra destacam-se No Reino da Dinamarca (1958), Feira Cabisbaixa (1965) ou a reunião de contos e crónicas em Uma Coisa em Forma de Assim (1980).

