"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O livro fundador da Gradiva: Delírio e Sonhos na Gradiva de Jensen, de Sigmund Freud

Neste impressionante livro, Sigmund Freud analisa o romance Gradiva, do escritor alemão Wilhelm Jensen (1837 – 1911), para mostrar como os desejos reprimidos e os conflitos internos se escondem até mesmo nas pequenas ações quotidianas.

O jovem protagonista do romance, fascinado por um baixo-relevo da Roma Antiga, começa a viver entre a realidade e o delírio – e é aqui que Freud nos convida a escavar, como arqueólogos da mente, os traços profundos da psique humana.

Através da análise da arte, do delírio e do sonho, Freud revela como a pulsão, o desejo e o recalcamento se manifestam sob a superfície do consciente. O que à primeira vista parece ser apenas uma interpretação literária transforma-se numa investigação profunda dos meandros do inconsciente: as escavações arqueológicas do protagonista tornam-se metáfora da escavação psíquica, a partir da qual renascem memórias e fantasias recalcadas.

Numa nova edição revista da notável tradução para língua portuguesa de Joana Morais Varela, aquele que já foi considerado um dos mais engenhosos e instigantes textos de Freud volta a estar acessível aos leitores.

SOBRE O AUTOR

Sigmund Freud nasceu a 6 de maio de 1856, em Freiberg (atual Príbor, na Chéquia) e foi o fundador da psicanálise, marcando indelevelmente a psicologia e a psiquiatria, assim como a forma como vemos a sexualidade e os sonhos. Em 1873, ingressa na faculdade de Medicina, na Universidade de Viena, mas só no laboratório de Fisiologia do professor Ernst Brücke é que se começou realmente a sentir à vontade com as disciplinas científicas.

Em Paris, de outubro de 1885 a fevereiro de 1886, foi aluno de Jean-Martin Charcot, neurologista conhecido pelos seus estudos sobre a histeria e o uso da hipnose. Em 1886, casa com Martha Bernays e abre um consultório clínico, assumindo igualmente a direcção do serviço de neurologia de uma clínica para crianças doentes, nas quais privilegia a sugestão hipnótica.

Em 1900, publica A Interpretação dos Sonhos, um dos livros basilares da psicanálise, apresentando ao público uma descrição sobre o inconsciente da mente humana. Com a ascensão de Hitler ao poder, Freud viu os seus livros serem queimados na praça pública, em Berlim, razão que o levou a fugir com a mulher para Londres, onde, em 23 de setembro de 1939, morreu em consequência de um cancro.

Autor: Sigmund Freud
Tradutor(es): Joana Morais Varela
Coleção: Fora de Colecção
ISBN: 978-989-785-393-7
Data de publicação: 13/01/2026
Páginas: 128
Capa: Brochada
Editora Gradiva

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A GRANDE ELEANOR"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia de "A Grande Eleanor", um filme realizado por Scarlett Johansson, com argumento de Tory Kamen, sobre solidão, verdade e uma amizade inesperada.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
118,733,085