"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Entre o campo e as estrelas

Vinte anos volvidos entre o primeiro e o último livros, Rui Lage dá-nos a ler a sua Física Espiritual. 

De Antigo e Primeiro (2002) aos poemas incluídos no projeto Portugal Possível (2022), passando pelos belíssimos Um Arraial Português (2011), Rio Torto (2014) ou Firmamento (2022), e reunindo ainda dispersos em periódicos e outras publicações desde 2007, Rui Lage foi construindo um dizer que apontava ora raso, ao chão muito concreto do campo e suas gentes, ora ao alto, para o universo de estrelas e seus mistérios científicos. Esta sua antologia pessoal é um livro de escolhas, revisitações e refinamentos numa obra quase toda ela já não disponível nas livrarias.

O efeito desejado é que os seus leitores de há muito o possam ler neste formato, em jeito de visita guiada, e que os novos leitores possam enfim ter acesso aos muitos poemas que agora têm diante de si. Física Espiritual conta ainda com um posfácio do professor Arnaldo Saraiva, leitor raro e atento ao universo do autor.

O livro já se encontra em pré-venda e chega às livrarias a 22 de janeiro de 2026, com edição da Assírio & Alvim, chancela do Grupo Porto Editora.

SOBRE O LIVRO
Física Espiritual 

Autor: Rui Lage
Posfácio: Arnaldo Saraiva
N.º de Páginas: 240
PVP: 17,75€
Coleção: documenta poetica

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR

Rui Lage
Nasceu no Porto em 1975 e é licenciado em Estudos Portugueses e Ingleses e doutorado em Culturas e Literaturas Românicas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Enquanto escritor, publicou várias obras nos domínios da poesia, da ficção e do ensaio, entre outros, tendo sido distinguido com o Prémio Inês de Castro (2016) e o Prémio Ruy Belo (2017), por Estrada Nacional (poesia), e com o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís (2017) e o Prémio Autores da SPA (2018), por O Invisível (romance), obra publicada em Espanha com a chancela La Umbría y la Solana, em 2020. Em 2009, foi responsável, com Jorge Reis-Sá, pela mais extensa e completa antologia da poesia portuguesa alguma vez organizada: Poemas Portugueses: Antologia da Poesia Portuguesa do Séc. XIII ao Séc. XXI (Porto Editora). Traduziu obras de Samuel Beckett, Paul Auster, Pablo Neruda e Carl Sagan, entre outros. Foi colunista do jornal Expresso e escreve para o Jornal de Notícias. Foi investigador académico, docente na ACE - Escola de Artes, professor de História Cultural do Teatro na Universidade Lusófona e deputado da Assembleia da República, na XV Legislatura. É atualmente membro da Assembleia Municipal do Porto e assessor no Parlamento Europeu. 

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "BLUE MOON"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "Blue Moon" de Richard Linklater, que reflete sobre o fim de um ciclo - entre amor, amizade e arte.

Visitas
120,458,889