"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Espetáculo inédito de artistas dos Açores marca 75 anos do Teatro Micaelense

Um espetáculo inédito, concebido e interpretado por artistas e criativos açorianos, com direção artística de Isabel Albergaria Sousa e Maria João Gouveia, marca as comemorações dos 75 anos do Teatro Micaelense, nos Açores.

© Teatro Micaelense

O espetáculo, que irá realizar-se em 31 de março e 1 de abril, cruza música, dança e cinema, sendo uma “celebração do passado e do futuro da instituição”, segundo foi revelado na apresentação do programa das comemorações, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Tem como intérprete o ator Frederico Amaral e como bailarinos alunas do Estúdio 13, Vanessa Canto e o Grupo de bailarinos de Hip hop, contando ainda com o coro Coral de São José, Coro de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada, orquestra Sinfonietta de Ponta Delgada, pianistas João Nuno Bernardo e Luís Martins e solistas Carina Andrade e Tiago Matos.

A cenografia é de João Pedro Costa e Maria João Gouveia, o ‘design’ de João Pedro Costa e composição encomendada de Sara Ross, a coreografia é de Vanessa Borges, o desenho e operação de luz de Rui Viveiros, a dramaturgia de Carolina Bettencourt, a edição de vídeo de Bruno Correia e a encenação de Frederico Amaral e Maria João Gouveia.

O programa das comemorações integra ainda, no âmbito do serviço educativo e numa parceria com o Estúdio 13, uma sessão para famílias, em 22 de março, e várias sessões para escolas ao longo do ano, com um espetáculo-oficina denominado “Ponto de Encontro”, cocriado por Sara Lopes e João de Brito.

Além disso, será publicado um livro evocativo dos 75 anos do Teatro Micaelense - “Teatro Micaelense – Um Ano Na Vida” -, coordenado por Isabel Albergaria Sousa, com registo audiovisual de Fernando Recendes e com banda sonora de Ana Paula Andrade.

Entretanto, já está patente a mostra fotográfica “À Luz Deste Tempo, O Tempo de Outras Luzes”, organizada por Fernando Resendes, que revisita fragmentos significativos da memória do Teatro Micaelense.

A mostra, que está disponível até 12 de abril, pode ser visitada no ‘foyer’ do Teatro Micaelense, de terça-feira a sábado, das 14:00 às 17:30 e 30 minutos antes do início dos espetáculos para portadores de bilhete.

Projetado pelo arquiteto Raul Rodrigues de Lima, por iniciativa de Francisco Luís Tavares, diretor-delegado da Companhia de Navegação Carregadores Açorianos, e com o apoio da sociedade micaelense da altura, o Teatro Micaelense foi inaugurado em 31 de março de 1951, tendo servido a ilha de São Miguel, durante cerca de quatro décadas, com uma programação regular.

A partir de meados da década de 1980, a quebra de receitas, a par com a degradação do edifício, conduziram à inatividade e posterior encerramento.

Reabilitado pelo Governo Regional dos Açores, o Teatro Micaelense voltaria a reabrir ao público em 5 de setembro de 2004, sob projeto do arquiteto Manuel Salgado.

>> Mais informações 


Fonte: LUSA | 17 de janeiro de 2026

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
119,169,604