"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O livro de Luís Portela que inspirou a série da RTP Para Além do Cérebro

Aparentemente, a Humanidade tem feito uma grande progressão no domínio tecnológico, mas, mantendo-se embriagada com a exploração material e distraída com um mar de futilidades, tem deixado para segundo plano a exploração do espiritual. O ter tem-se sobreposto ao ser. E, recentemente, parece que já nem faz falta ter, basta parecer.

Tendo assumido a ilusão tal dimensão, parece oportuno procurar recentrar o Homem no âmago do ser. Foi o que Luís Portela procurou fazer neste livro, cruzando os saberes tradicionais com os resultados da investigação científica recente e sugerindo um prévio despojamento de conceitos e preconceitos, uma grande abertura a uma perspetiva diferente dos conhecimentos aceites pela cultura vigente. Ou seja, uma real abertura do leitor a perspetivar o Universo a partir do seu eu espiritual.

«A melhor bagagem para iniciar a viagem da leitura deste livro é uma mala vazia de tudo menos da surpresa de se deixar conduzir pela visão de um homem mais conhecido pela sua vida empresarial de êxito […].»
Maria de Sousa, Professora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto

«Após a sua leitura, fica-se com um sentimento de coerência do sentido da vida, mas também com um conhecimento que nos desperta uma paz inquieta, para querer saber mais.»
Mário Simões, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa


  

Série documental dedicada ao tema da ciência e espiritualidade, com o apoio da Fundação Bial, Para Além do Cérebro procura desafiar tabus, ao explorar a forma como a ciência encara questões que, durante muito tempo, foram consideradas marginais, tais como a telepatia, a mediunidade, as experiências de quase morte e as alegadas memórias de vidas passadas.

Filmada em vários países, e apresentada por Luís Portela, presidente da Fundação Bial, e pelo jornalista da RTP Mário Augusto, conta com a orientação científica do neurocientista Nuno Sousa e integra testemunhos de investigadores de 50 cientistas e especialistas de instituições como o King’s College London, a Universidade de Liège, a Universidade de San Diego e a Universidade da Virgínia, entre outras.


Luís Portela
 é médico, tendo exercido atividade clínica durante três anos e lecionado seis anos psicofisiologia na Universidade do Porto.

De 1979 a 2021 presidiu à empresa da família – Bial –, que se tornou uma farmacêutica de inovação presente em cerca de 60 países. Foi também presidente do Health Cluster Portugal e do Conselho Geral da Universidade do Porto, vice-presidente da Fundação de Serralves e membro da Direção da Cotec.

Em 1994 criou, com a Bial e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Fundação Bial – a que preside –, para incentivar a investigação centrada no ser humano. A Fundação criou um sistema de bolsas para a investigação científica que já apoiou cerca de 1900 investigadores de 31 países, nas áreas da psicofisiologia e da parapsicologia. Também atribui vários prémios no domínio das ciências da saúde.

Publicou dez livros, incluindo SerenamenteO Prazer de SerSer EspiritualDa Ciência ao Amor e The Science of Spirit – Parapsychology, Enlightenment and Evolution (nos EUA). Entre outras distinções, tem três condecorações de Estado e quatro doutoramentos Honoris Causa. Recebeu o Prémio de Neurociências da Louisiana State University e foi eleito Membro Honorário da Parapsychological Association of the American Association for the Advancement of Science.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
119,908,410