Notícias
Dia mais triste do ano? Salvador Martinha responde com stand-up comedy no YouTube
Chegou a ‘Blue Monday’, a terceira segunda-feira de janeiro, e aquele que é apontado como ‘o dia mas triste do ano’. Para aliviar a melancolia deste dia, ‘Salvador Martinha acaba de lançar a sua ‘Aura Super Jovem’ no YouTube: 44 minutos de espetáculo para rir, sem pagar e sem ter de sair de casa.
“Achei apropriado lançar um especial de comédia quando o país mais precisa: no dia mais triste do ano. Se vamos chorar, ao menos que seja a rir”, afirma Salvador Martinha.
‘Aura Super Jovem’ é o oitavo solo de Salvador Martinha e foi gravado em janeiro de 2024, em Lisboa, no Sagres Campo Pequeno. O espetáculo marca o regresso do humorista ao stand-up comedy em estado puro, sem filtros, depois de várias temporadas dedicadas ao ofício de ator. Em palco, Salvador revisita os últimos cinco anos da sua vida, desde o seu solo anterior, com o olhar crítico, o humor e a irreverência que lhe são característicos.
A sua versão enquanto ator, a viagem à Argentina com Bruno Nogueira e João Manzarra, a família, a evolução do ser humano, vícios e o inevitável envelhecimento, são alguns dos temas que surgem neste solo. Salvador sente que o tempo passa depressa, que a ampulheta já virou e que a idade não perdoa. E quem acaba por pagar é a sua aura super jovem.
‘Aura Super Jovem’ já está disponível no YouTube e pode ser vista aqui.Um especial de comédia que chega no “dia mais triste do ano” para ver hoje e voltar a rir em todos os outros dias.
» MAIS SOBRE
Aura Super jovem
Estreou em outubro de 2024, em Águeda, e esteve em digressão nacional até março de 2025. Com mais de 40 datas, o espetáculo passou por 31 cidades, algumas com datas duplas, registando lotações esgotadas em todo o país, incluindo o Sagres Campo Pequeno, em Lisboa, e a Super Bock Arena, no Porto. “Aura Super jovem” contou ainda com uma digressão europeia, tendo passado por seis cidades: Bruxelas, Amesterdão, Londres, Barcelona, Berlim e Zurique.
Sinopse
Depois de algumas temporadas dedicadas ao ofício de ator, Salvador Martinha regressa ao Stand-up puro, e sem merdas, para nos contar o que andou a fazer nos últimos 5 anos, desde o seu último solo. Agora com 41 anos, Salvador sente que o tempo passa depressa e que a ampulheta virou. A idade não perdoa e quem paga é a sua aura super jovem.
Ficha técnica
Texto e interpretação: Salvador Martinha
Produção Executiva: Salvador Martinha, Tiago Santos Paiva
Edição: Diogo Lima
B-Roll: Sebastião Ferreira
Pós-Produção áudio: André de Almeida - Salva Studios, Nelson Braz
Color Grading: Tomás Mateus
Captação: You Are Live
Direção Técnica: Vasco Silva
Desenho de Luz: Rui Daniel
Operação de Luz: Helder Monteiro
Operação de Som: Gil Figueiredo
Road Manager: Ricardo Ferreira
Produtora: Rita Teixeira de Abreu
Cenário e Design: Pais de França
Fotografia: André Tentúgal
Venue: Sagres Campo Pequeno
Produção: WSA
Salvador Martinha
Foi o primeiro humorista português a ter um espetáculo seu na Netflix. É autor do videocast “Ar livre”, que partilha semanalmente há mais de 300 episódios e da série “Sou Menino Para Ir”, cuja última temporada foi exibida na RTP1. É um dos atores de “Rabo de Peixe”, uma série viral de produção da Netflix. E criou a comédia "PLIM – Passa Lá Na Agência", que teve duas temporadas de grande sucesso.
Considerado um dos grandes nomes do humor nacional, regressou nos últimos tempos ao stand-up puro com o seu oitavo solo, "Aura Super Jovem", numa tour com mais de 40 datas em Portugal e na Europa.
Blue Monday
Foi há cerca de 20 anos que o psicólogo britânico Cliff Arnall desenvolveu uma fórmula para identificar “o dia mais triste” do ano. A ideia foi encomendada por uma agência de viagens do Reino Unido (Sky Travel) para promover pacotes de férias no inverno. Variáveis como o frio, o fim das festas de fim de ano, as dívidas acumuladas e a frustração com as resoluções de Ano Novo entraram na equação, e o resultado foi a terceira segunda-feira de janeiro.
Batizada posteriormente de Blue Monday, e apesar de não existir uma base científica, a ideia do “dia mais triste do ano” ganhou popularidade e a data é assinalada um pouco por todo o mundo desde então.

