"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Celebrar o "Ensaio sobre a Cegueira"

Assinalados 30 anos da primeira publicação, a Porto Editora reedita um dos livros mais emblemáticos da obra de José Saramago. O texto de sempre, numa edição especial e ilustrada.

Lançado originalmente em outubro de 1995, Ensaio sobre a Cegueira, tornou-se numa das obras mais marcantes de José Saramago, com reconhecimento internacional e a atribuição do Prémio Nobel da Literatura, em 1998. Passados 30 anos da primeira edição, esta obra emblemática regressa às livrarias com uma edição comemorativa que inclui desenhos do artista gráfico Pablo Auladell.

Ensaio sobre a Cegueira é uma reflexão poderosa sobre a fragilidade da civilização humana e o comportamento das pessoas face a uma situação apocalítica, após uma epidemia repentina de cegueira branca.

Aclamado mundialmente, este romance, que foi traduzido para dezenas de idiomas e teve uma adaptação cinematográfica, já se encontra em pré-venda e estará nos habituais pontos de venda a partir do dia 22 de janeiro de 2026.

SOBRE O LIVRO
Ensaio sobre a Cegueira
Autor: José Saramago
Ilustrador: Pablo Auladell
N.º de Páginas: 356
PVP: 25,00 €

Ver primeiras páginas 

SOBRE OS AUTORES


José Saramago 

Nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga. Em 1947 publicou o seu primeiro livro que intitulou A Viúva, mas que, por razões editoriais, viria a sair com o título de Terra do Pecado. Seis anos depois, em 1953, terminaria o romance Claraboia, publicado apenas após a sua morte. No final dos anos 50 tornou-se responsável pela produção na Editorial Estúdios Cor, função que conjugaria com a de tradutor, a partir de 1955, e de crítico literário. Regressa à escrita em 1966 com Os Poemas Possíveis. Em 1971 assumiu funções de editorialista no Diário de Lisboa e em abril de 1975 é nomeado diretor-adjunto do D iário de Notícias. No princípio de 1976 instala-se no Lavre para documentar o seu projeto de escrever sobre os camponeses sem terra. Assim nasceu o romance Levantado do Chão e o modo de narrar que caracteriza a sua ficção novelesca. Até 2010, ano da sua morte, a 18 de junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, com títulos que vão de Memorial do Convento a Caim, passando por O Ano da Morte de Ricardo Reis, O Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira, Todos os Nomes ou A Viagem do Elefante, obras traduzidas em todo o mundo. No ano de 2007 foi criada em Lisboa uma Fundação com o seu nome, que trabalha pela difusão da literatura, pela defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, tomando como documento orientador a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desde 2012 a Fundação José Saramago tem a sua sede na Casa dos Bicos, em Lisboa. José Saramago recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio Nobel de Literatura em 1998.



Pablo Auladell 
Nasceu em 1972. Após se ter licenciado em Filologia Inglesa na Universidade de Alicante, iniciou a sua carreira no mundo da arte. Combina o seu trabalho como ilustrador editorial com a criação de banda desenhada. Recebeu numerosos reconhecimentos, incluindo o Prémio do Ministério da Cultura de Espanha para as Melhores Ilustrações para Livros Infantis e Juvenis (2005), o Prémio Revelação na Feira de Banda Desenhada de Barcelona (2006) e o Prémio Nacional de Banda Desenhada (2016). Foi presidente da Associação de Ilustradores Valencianos entre 2009 e 2013, e colabora como professor do Mestrado em Ilustração Ars in Fabula, em Macerata, Itália. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
119,341,089