Publicações
Celebrar o "Ensaio sobre a Cegueira"
Assinalados 30 anos da primeira publicação, a Porto Editora reedita um dos livros mais emblemáticos da obra de José Saramago. O texto de sempre, numa edição especial e ilustrada.
Ensaio sobre a Cegueira é uma reflexão poderosa sobre a fragilidade da civilização humana e o comportamento das pessoas face a uma situação apocalítica, após uma epidemia repentina de cegueira branca.
Aclamado mundialmente, este romance, que foi traduzido para dezenas de idiomas e teve uma adaptação cinematográfica, já se encontra em pré-venda e estará nos habituais pontos de venda a partir do dia 22 de janeiro de 2026.
SOBRE O LIVRO
Ensaio sobre a Cegueira
Autor: José Saramago
Ilustrador: Pablo Auladell
N.º de Páginas: 356
PVP: 25,00 €
Ver primeiras páginas
SOBRE OS AUTORES

José Saramago
Nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga. Em 1947 publicou o seu primeiro livro que intitulou A Viúva, mas que, por razões editoriais, viria a sair com o título de Terra do Pecado. Seis anos depois, em 1953, terminaria o romance Claraboia, publicado apenas após a sua morte. No final dos anos 50 tornou-se responsável pela produção na Editorial Estúdios Cor, função que conjugaria com a de tradutor, a partir de 1955, e de crítico literário. Regressa à escrita em 1966 com Os Poemas Possíveis. Em 1971 assumiu funções de editorialista no Diário de Lisboa e em abril de 1975 é nomeado diretor-adjunto do D iário de Notícias. No princípio de 1976 instala-se no Lavre para documentar o seu projeto de escrever sobre os camponeses sem terra. Assim nasceu o romance Levantado do Chão e o modo de narrar que caracteriza a sua ficção novelesca. Até 2010, ano da sua morte, a 18 de junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, com títulos que vão de Memorial do Convento a Caim, passando por O Ano da Morte de Ricardo Reis, O Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira, Todos os Nomes ou A Viagem do Elefante, obras traduzidas em todo o mundo. No ano de 2007 foi criada em Lisboa uma Fundação com o seu nome, que trabalha pela difusão da literatura, pela defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, tomando como documento orientador a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desde 2012 a Fundação José Saramago tem a sua sede na Casa dos Bicos, em Lisboa. José Saramago recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio Nobel de Literatura em 1998.

Pablo Auladell
Nasceu em 1972. Após se ter licenciado em Filologia Inglesa na Universidade de Alicante, iniciou a sua carreira no mundo da arte. Combina o seu trabalho como ilustrador editorial com a criação de banda desenhada. Recebeu numerosos reconhecimentos, incluindo o Prémio do Ministério da Cultura de Espanha para as Melhores Ilustrações para Livros Infantis e Juvenis (2005), o Prémio Revelação na Feira de Banda Desenhada de Barcelona (2006) e o Prémio Nacional de Banda Desenhada (2016). Foi presidente da Associação de Ilustradores Valencianos entre 2009 e 2013, e colabora como professor do Mestrado em Ilustração Ars in Fabula, em Macerata, Itália.

