"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Coração sem Medo"

A história que encerra a Trilogia da Terra, iniciada com o mundialmente aclamado Torto Arado e depois continuada com Salvar o Fogo, do escritor brasileiro mais lido na actualidade, traduzido em mais de 30 línguas.

Rita Preta, caixa num supermercado e mãe de três rapazes, vê a sua vida virada do avesso quando Cid, o mais velho, foge de casa depois de uma discussão acalorada e não volta a ser visto na comunidade. Inicialmente convencida de que se tratou apenas de um desentendimento passageiro, Rita acabará por perceber que o que aconteceu a Cid foi muito mais grave e que terá de ser ela a agir para recuperar o primogénito, mesmo correndo o risco de perder o emprego, o amante e até a vida, ameaçada por grupos violentos envolvidos no desaparecimento de muitos jovens em Salvador e também pela própria Polícia.

Mas Rita descende diretamente de algumas personagens da fazenda Água Negra, onde decorria a ação de Torto Arado, e é como elas forte e obstinada, não desistirá. Assim, enquanto tenta lidar com uma culpa que carrega desde a infância, Rita lutará até ao fim pela justiça e pela verdade – e fará história, a mesma que um dia escreverá Cainho, o seu filho do meio, uma espécie de alter ego do autor, que descobre nas histórias do seu povo a matéria-prima da criação literária.

Eis o mais recente romance de um autor cujo sucesso começou em Portugal e se espalhou depois a todo o mundo, com numerosos prémios, traduções e mais de um milhão de exemplares vendidos.

«Torna-se não só num imenso prazer da leitura como nos coloca no centro de vidas esquecidas e desprezadas por quem as comanda desde há muito, e provavelmente ainda sem fim à vista. É um romance perfeito das nossas vidas actuais, pelo menos simbolicamente e de outra natureza, um pouco por toda a parte.»
Vamberto Freitas sobre Torto Arado

«Itamar Vieira Junior fez de Salvar o Fogo, como já tinha feito de Torto Arado, um virtuoso quadro de um Brasil rural onde as estruturas colonialistas subsistem.»
José Riço Direitinho sobre Salvar o Fogo

«Itamar Vieira Junior é um dos escritores mais talentosos da nova geração.»
Milton Hatoum 


Itamar Vieira Junior, vencedor dos Prémios LeYa, Oceanos, Jabuti (conquistado duas vezes) e Montluc, foi o primeiro autor brasileiro a chegar à final do International Booker Prize e do Dublin Literary Award.
Nascido em Salvador, em 1979, é doutor em estudos étnicos e africanos (UFBA) e autor da coletânea de contos Doramar ou a Odisseia, do livro infantil Chupim e dos romances Salvar o Fogo e Torto Arado, este último é um dos maiores sucessos – de público e crítica – da literatura brasileira em muitas décadas, tendo sido traduzido em mais de trinta idiomas.

Literatura Lusófona
352 páginas
21,00 Euros
ISBN: 978-972-20-8753-7
1.ª Edição: Janeiro 2026
Dom Quixote | Leya

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
119,908,414