"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Terra Vil" de Luís Campos estreia a 26 de fevereiro

Com intepretações de Lúcia Moniz, William Cesnek ou Ruben Gomes, filme evoca a tragédia de Entre os Rios, que continua a marcar profundamente as comunidades ribeirinhas do Douro.

"Terra Vil", realizado por Luis Campos, estreia nas salas de cinema nacionais no próximo 26 de fevereiro. Com William Cesnek, Ruben Gomes e Lúcia Moniz nos principais papéis, o filme tem como pano de fundo as margens do Rio Douro e evoca a tragédia de Entre-os-Rios, que permanece viva na memória coletiva dos portugueses e continua a marcar profundamente as comunidades ribeirinhas desse rio. No dia 4 de março de 2026 assinalam-se os 25 anos sobre a queda da ponte Hintze Ribeiro.

Em "Terra Vil" acompanhamos João, um rapaz de 12 anos que vive com o pai, António, um homem instável que luta contra o alcoolismo. Ao lado, habitam Teresa e as suas filhas adolescentes, Paula e Liliana, figuras centrais no universo afetivo de João. Unidos por uma frágil dinâmica comunitária assente na pesca e venda artesanal de lampreia, estas cinco personagens formam uma espécie de família disfuncional. No entanto, um ano marcado pela seca extrema, pelos efeitos das alterações climáticas e pela crescente instabilidade emocional de António transforma a sobrevivência quotidiana num cenário de tensão insustentável.

"O meu objetivo com este filme passa por poder espelhar, na perspetiva de um corpo/personalidade em construção, um dilema moral que possa suscitar uma reflexão sobre as definições de opressão e de masculinidade que derivam de uma sociedade patriarcal e que promovem a condenação da liberdade juvenil e feminina", afirma Luis Campos que apresentou esta sua primeira longa-metragem na Mostra de São Paulo, Tallinn Black Nights Film Festival, Tribeca Festival Lisboa, IndieLisboa - Lisbon Screenings 2025, onde recebeu o Prémio do Júri, entre outros festivais.

"Terra Vil" questiona as noções de masculinidade, opressão, poder patriarcal e violência de género, temas estruturais da sociedade portuguesa contemporânea. 

TERRA VIL

ficção | 101’ | 2025

SINOPSE
João tem 12 anos e vive nas margens do Rio Douro com o seu instável pai António, que se debate com um problema de alcoolismo. Na casa do lado vivem Teresa e as suas filhas adolescentes Paula e Liliana, por quem João nutre uma devoção especial. Os cinco formam uma espécie de família disfuncional, alicerçada numa dinâmica artesanal de pesca e venda de lampreia. Contudo, num ano fustigado pela seca e pelos efeitos das alterações climáticas, a rentabilidade do negócio é escassa e o comportamento errático de António torna a situação cada vez mais insustentável. 

ELENCO
WILLIAM CESNEK, RUBEN GOMES, LÚCIA MONIZ, FRANCISCA SOBRINHO, BEATRIZ RELVAS, MANUEL NABAIS, JOSÉ MARTINS, ANTÓNIO CAPELO, CATARINA LACERDA, RITA REVEZ, DIANA SÁ, FILOMENA GIGANTE, PEDRO MENDONÇA, SUSANA MADEIRA, IVO BASTOS

FICHA TÉCNICA
Argumento e realização LUIS CAMPOS
Produtores ANA ALMEIDA, LUIS CAMPOS
Co-Produtores LUIGI CHIMIENTI, ALESSANDRO AMATO, MÁRIO PATROCÍNIO, HUMBERTO ROCHA, PEDRO MEDEIROS, MARTA LIMA, NUNO TAVARES
Direção de Fotografia PEDRO PATROCÍNIO
Direção de Arte e Figurinos MAURA CARNEIRO
Montagem CLÁUDIA SILVESTRE
Música Original EMILIANO MAZZENGA
Som Diretor BERNARDO THERIAGA, PAULO LIMA
Desenho de Som STEFANO POLIDORO 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
119,667,043