Publicações
"A Educação Física"
Passado no início dos anos 1990, A Educação Física é um romance torrencial e perturbador que põe em evidência as narrativas e os espartilhos sobre os quais se construíram os valores de toda uma geração.
Enquanto aguarda na estrada e vê o tempo a passar, Catalina tenta compreender o que acabou de acontecer-lhe e, ao mesmo tempo, recorda uma vida marcada desde cedo por uma relação difícil com o próprio corpo, pela ignorância de tudo o que diga respeito a sexo e pela raiva em relação a um mundo que parece empenhado em culpá-la só por ser mulher.
“Uma experiência simultaneamente única e universal.”
«É tangível, na tensão que permeia as páginas deste livro, um sentimento de revolta e liberdade.»
«Em tom salingeriano, Villajos escreve um romance que é uma denúncia sem paninhos quentes, um legítimo ajuste de contas [...] sem qualquer tipo de remorso.»

Rosario Villajos nasceu em Córdova, no ano de 1978.
Dedicou a infância a desenhar, ler e ver filmes.
Formou-se em Belas-Artes e trabalhou na indústria musical, cinematográfica, artística e cultural.
Estreou se no panorama literário com a novela gráfica Face (2017), à qual se seguiu a publicação dos romances Ramona (2019) e La muela (2021).
Em 2023, publicou A Educação Física – distinguido com o Prémio Biblioteca Breve e finalista de outros prémios literários de prestígio, tais como o Prémio Strega Europeu – que marca a sua estreia em Portugal.
Viveu em Córdova, Sevilha, Granada, Barcelona, Montpellier e Londres, residindo atualmente em Madrid, onde concilia a escrita com um trabalho em Tecnologias de Informação.
Literatura Traduzida
240 páginas
17,70 Euros
ISBN: 978-972-20-8749-0
1.ª Edição: Janeiro 2026
Dom Quixote | Leya

