"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A voz rebelde da literatura turca chega a Portugal

As Noites Frias da Infância é o primeiro livro de Tezer Özlü publicado pela Livros do Brasil.

Frequentemente comparada a Sylvia Plath ou Virginia Woolf pela sua honestidade sobre a saúde mental e o papel da mulher na sociedade, Tezer Özlü é uma figura incontornável da literatura turca do século XX.

Mosaico fragmentado de memórias e sensações da autora, As Noites Frias da Infância foi o seu primeiro romance e configura em simultâneo um testemunho poderoso da Turquia do pós-Segunda Guerra Mundial. A narrativa acompanha uma mulher que se recusa a conformar com as estruturas rígidas da sociedade turca: a família conservadora, a educação puritana e o peso das tradições. Cada página é um grito de independência contra uma sociedade patriarcal e a opressão feminina.

Com uma prosa despida de artifícios, Özlü percorre a sombria infância num bairro pobre nos arredores de Istambul, o despertar sexual e a luta contra a depressão, que a leva a sucessivos internamentos psiquiátricos.

O livro encontra-se em pré-venda e chega às livrarias a 5 de fevereiro de 2026. 

SOBRE O LIVRO
As Noites Frias da Infância
Autor: Tezer Özlü
Tradução: Gilda Lopes Encarnação
N.º de Páginas: 116
PVP: 15,50€
Coleção: Dois Mundos

Ver primeiras páginas 

SOBRE A AUTORA

Tezer Özlü
Nasceu em 1943 em Simav, na Turquia, e estudou no colégio austríaco de Istambul. Em 1978 publicou o seu primeiro livro, uma coletânea de contos, a que se seguiu, em 1980, o romance As Noites Frias da Infância. Com um estilo introspetivo e autobiográfico, as suas obras exploram temas como a saúde mental, as amarras sociais e a complexidade da psique humana. Tezer Özlü faleceu em 1986, na Suíça, vítima de cancro da mama. Incompreendida durante grande parte da sua curta existência, é hoje aclamada como uma figura proeminente da literatura turca, com obras traduzidas em mais de vinte línguas. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
120,059,997